Iceman's Club no Rally - Arctic Lapland Rally 2010

Oi gente!!! Hoje eu começo um novo cantinho do Iceman's Club aqui no Blog do Octeto e ele se chamará "Iceman's Club no Rally".

Durante todo o ano, toda terça-feira à noite após a uma etapa do Mundial de Rali, alguns membros do IC (para quem não sabe é só clicar aqui) vão contar as suas impressões sobre o rali disputado.

Como ainda não começamos o mundial, mas já tivemos a corrida de estreia de Kimi, eu vou inaugurar este espacinho. Esperamos que gostem porque será uma oportunidade de falarmos o que achamos da performance do Iceman e irmos aprendendo de pouquinho em pouquinho com as opiniões de todos.


"A primeira impressão" by Ludy

Quando Kimi Räikkönen começou suas aventuras pelo mundo dos rallies em janeiro de 2009 eu passei a ver que seria preciso aprender sobre deste esporte tão fascinante e perigoso. Um ano se passou e ele voltou ao cenário em que deu seus primeiros passos como piloto de rali, ainda que no ano passado tenha sido só uma brincadeira.

Nos dias que se seguiram a sua primeira vez no ALR, muitas coisas fizeram Räikkönen tomar esta decisão tão radical e corajosa (sim, porque foi uma decisão de alguém corajoso, que não tem medo de errar) de buscar ser competitivo e vencedor em uma outra categoria automobilística, em um esporte que embora seja de velocidade, é bem diferente daquele em que ele se sagrou campeão.

E hoje, depois de um ano passado ele voltou à Lapônia, vestindo as cores da Red Bull e da Citroën, enfrentando o maior desafio de sua carreira, mas na posição de um aprendiz sedento por conhecimento, um aprendizado que o levará, quem sabe, um dia, a disputar vitórias e títulos no Mundial de Rali.


Com Kimi eu segui. E o que eu vi neste final de semana na Lapônia foi alguém que está dando seus primeiros passos rumo a um objetivo maior. Räikkönen teve uma boa atuação em seu rali de estreia como profissional, sem contar que foi também a primeira vez do piloto com o Citroën C4, um carro que ele só conhecia de alguns testes.

Mesmo não tendo demonstrado uma performance tão impressionante quanto a apresentada no Rali da Finlândia em 2009, Kimi provou que tem velocidade e qualidade para correr atrás desta nova fase de sua carreira. É claro que há muito a ser aprendido, como por exemplo, não cometer mais erros como o que o levou a bater na segunda especial (SS2), por não ter compreendido com clareza a nota que seu navegador o passou. Mas depois deste erro ele mostrou uma regularidade que o manteve durante todo o rali a menos de um segundo (0.8 sendo mais exata) de seu companheiro de equipe, o espanhol Dani Sordo, terceiro colocado do Mundial de Rali 2009.

É óbvio que quando a temporada de 2010 do WRC se iniciar na Suécia, na semana que vem, não veremos Räikkönen andar neste mesmo lugar, afinal de contas, muitos outros pilotos experientes e talentosos estarão por lá para mostrarem a ele como é o jogo, mas acredito que Arctic Rally tenha sido um excelente aprendizado para o Iceman.


Foram 12 especiais, entre as quais ele esteve em segundo lugar em 9 (não saiu o resultado oficial da SS4, por problemas no sistema de cronometragem do rali), em terceiro lugar em uma e na SS2 ele ficou na posição 85, em função de seu acidente, que o fez perder 30 minutos com relação a Sordo e ainda sofreu duas penalidades. Por tudo isto acredito que embora sua colocação geral não tenha sido boa (58), o seu ritmo comparado ao de seu companheiro de equipe, um piloto experiente e vencedor, foi bom.

Acredito inclusive que a batida logo na segunda especial foi a chance que Räikkönen precisava para se testar em condições adversas no rali (coisa que ele sempre tirou de letra na F1). E foi possível perceber pela consistência de seus tempos a partir da SS3 em diante que ele estava realmente levando o rali à sério, usando a oportunidade de sentir o carro e aprender mais sobre como pilotar na neve (algo que ele mesmo disse não estar acostumado).

Resumindo, o primeiro rali de Kimi Räikkönen como profissional me deixou uma boa impressão, mas tenho certeza que o veremos melhorar cada vez mais e mais. Kimi tem tudo para terminar a temporada de 2010 com uma boa participação e como ele mesmo diria: “Let's wait and see!”. E que venha a Suécia!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Feliz Cumpleaños, Fernando!

Meus laranjinhas favoritos