Octeto Entrevista: Janaina Barioni

Olá gente! Chego com o Octeto Entrevista de hoje e a convidada desta quarta é uma fã muito querida de Fernando Alonso, a Janaina.

Nós a chamamos carinhosamente de Nina e foi uma prazer poder papear com ela sobre automobilismo, então confiram aí, pois tenho certeza que vão curtir.

Nina e Mika Hakkinen

1. Vamos começar com o básico. Fale-nos um pouco sobre você, o que faz, de onde é?
Bom...meu nome é Janaina, tenho 23 anos (e meio, hehe), sou bancária e estudante de Administração de Empresas (estou no 2º semestre). Nasci em São Caetano do Sul – SP, mas desde meus primeiros momentos de vida, moro em Santo André – SP. Sou uma pessoa um pouco difícil, com muitas variações de humor, astral...costumo gostar do que as pessoas não gostam, e gostar pouco daquilo que é popular.
Adoro esportes desde criança, apesar de nunca ter tido aptidão para praticar algum. AMO futebol, sou corinthiana FANÁTICA desde que me entendo por gente. Tenho outras paixões, e uma delas é a F1, da qual irei falando ao decorrer da entrevista. Também sou uma das três presidentes do fã-clube Brasil Astúrias F1, de Fernando Alonso.
2. Quando você começou a acompanhar automobilismo e por quê?
Eu não sei dizer uma data ou período exato...só me lembro de acordar radiante todos os domingos quando aquele brasileiro dos olhos fechadinhos e do capacete amarelo vencia as corridas. Eu gostava muito do Galvão Bueno nessa época, huahuauha...ele transmitia muita emoção em suas narrações a cada vitória do Senna.
Em casa, nunca houve nenhum fanático por F1, mas todo mundo sempre se rendia à pilotagem magistral do Ayrton. Tenho vagas lembranças dessa época, mas sei que tudo começou desde quando eu era muito pequena.

O número 1

3. O seu piloto preferido é Fernando Alonso. Por que o espanhol?
Depois de tantos anos da hegemonia Schumacher, eis que o espanhol talentoso e aguerrido me chamou a atenção.Por ser corinthiana, e os corinthianos serem reconhecidos pela raça e pela vontade, eu sempre admirei isso nas pessoas. E foi isso que me fez prestar atenção no Fernando (que raramente vocês me verão me referindo à ele como Alonso...ele tem um nome muito bonito para focar apenas no sobrenome, hehehe). As duas primeiras corridas de 2005 foram fundamentais para que eu descobrisse um novo ídolo, e retomasse de vez meu gosto pela F1, que havia se perdido com a morte do Senna, e foi um pouco recuperado na época do Mika Hakkinen.

4. Mulher e automobilismo combinam?
Claro, com certeza! Aliás, não só o automobilismo, como qualquer esporte! Se vôlei, basquete, acabam sendo esportes considerados para ambos os sexos, por que o automobilismo, o futebol, e até o boxe (que eu não gosto, mas existem mulheres que gostam) não podem ser para os dois??? Hoje em dia, qualquer preconceito acerca desse assunto é algo muito imbecil.

5. O que você está achando da temporada 2010 da Fórmula 1 até agora?
Olha...está além do que eu esperava. Mesmo conhecendo de longa data as lambanças da Ferrari, eu não esperava tantos erros de estratégia, e mecânicos também, logo no início da temporada. Também me surpreenderam as “lavadas” do Button em cima do Hamilton. Sei lá, me sinto um pouco vingada com isso, ahuauhauha!
RBR, como eu esperava, vindo muito bem. Se não fossem os erros das primeiras corridas, o Vettel já teria aberto uma vantagem significativa na frente.
Enfim, muitas coisas estão mudando, e não tem como prever o que vai acontecer. São muitos pilotos e equipes com chances grandes de chegar à frente!

Sempre com Fernando, como ela gosta de chamá-lo...

6. Quais as suas melhores e piores lembranças desde que se tornou fã de Fernando Alonso?
As melhores, com certeza, são as temporadas de 2005 e 2006. O título de 2005 foi muito especial, por ter sido o primeiro e por ter sido uma surpresa um espanhol com carro inferior bater o alemão. Mas eu tenho um carinho MEGA especial pelo bicampeonato, por ser a afirmação do Fernando como o grande piloto que é. Muita gente dizia que em 2005 ele teve sorte, fez macumba e qualquer coisa, menos competência...e o título de 2006, mais disputado e mais apertado, veio para mostrar que um grande piloto estava cravando seu nome na história da F1 com autoridade e méritos. As piores lembranças são as da McLaren. Não consigo até hoje entender por qual motivo uma grande equipe contrata um bicampeão mundial, se os seus planos são os de erguer a carreira do novato. É claro que o Hamilton é um excelente piloto e estava mostrando o que era capaz de fazer, mas se o objetivo da equipe era alavancar a carreira do piloto “da casa”, que deixassem o bicampeão quieto no canto dele, né não?

7. Sei que você também tem admiração por alguns pilotos finlandeses, como Mika Häkkinen por exemplo. Como começou esta admiração?
Também me lembro pouco dessa época. Eu nem acompanhava mais a F1 após a morte do Senna. Mas como eu não fazia nada da minha vida e dormia tarde, hehe, acabava vendo as corridas da madrugada. Era minha única opção do que ver na TV...e aliando isso ao gosto que eu tinha por F1, era legal ver o Mika disputando com o Schummy. E vê-lo vencer era melhor ainda!

8. Você torce por um piloto que não é brasileiro. Como você lida com o preconceito que isto acarreta?
Eu já me irritei MUITO com isso. Às vezes, ainda me irrito, hehe, mas bem menos do que antes.
Eu aguento muita coisa...o pessoal pega no pé mesmo com esse negócio de “tem que torcer para o brasileiro e ponto final”. Eu torço para os brasileiros que merecem a minha torcida, assim como vou torcer para o espanhol, para o italiano, para o afegão, e para qualquer um que mereça que eu torça por ele. Eu não suporto essa coisa do “patriotismo esportivo”. O povo parece que só se importa com o país no esporte. O resto, que se dane. Se os políticos fazem todas as maracutaias lá no congresso, isso não importa, afinal, o Brasil é pentacampeão. Eu não consigo engolir esse pensamento. Eu torço para quem eu quiser e pronto! Torço pelo talento, e não pela nacionalidade.

9. Você gosta de alguma outra categoria de automobilismo tirando a F-1?
Gostar mesmo, gosto só de F1, mas a empresa onde eu trabalho patrocina a Stock Car, e às vezes sorteia alguns ingressos. Eu sempre me inscrevo, mas infelizmente nunca ganhei...mas vou continuar tentando, hehehe!

10. Como você conheceu o Blog do Octeto?
Graças à Tati, minha companheira de equipe no fã-clube do Fernando!

A dupla ideal...

11. Se você fosse chefe de uma equipe de Fórmula 1 e pudesse contratar dois pilotos que fazem parte do Octeto Racing Team, qual seria a sua dupla e por quê?
Fernando e Vettel. O primeiro, por razões óbvias. É meu ídolo, e acima de tudo, um piloto fora de série, que dispensa comentários. E o Vettel pelo que vem mostrando ser. Ele ainda tem uma jornada muuuuito longa pela frente, mas já tem mostrado o que é capaz de fazer, e vai dar muito trabalho nessa temporada.

12. Se você pudesse atribuir uma característica a cada uma das diretoras do ORT, quais seriam?
Vixi, que difícil...hehehe! A Tati é a que eu conheço há mais tempo. Faz parte do fã-clube desde o início, sempre participando e interagindo com a gente, até se tornar parte da nossa equipe de apoio. Infelizmente tivemos poucas oportunidades de ficarmos perto pessoalmente, mas é uma pessoa muito especial!
A Ludy, acima de qualquer coisa, é minha companheira de aniversário, huauhahuahua! Uma pessoa muito querida, que eu pude conhecer pela Tati.
A Lu, eu estive junto por pouquíssimo tempo, mas ainda me lembro da baguncinha que fizemos em frente ao Hilton Morumbi no ano passado, huahuahuahua!
Esse ano, se Deus quiser, estaremos todas juntas no setor A de Interlagos!

13. Defina cada um dos octetes com uma palavra: Villeneuve, Alonso, Räikkönen, Coulthard, Button, Rosberg, Montoya, Trulli e Vettel.
Villeneuve: guerreiro
Alonso: raça
Räikkönen: frio (e isso muitas vezes não é um defeito)
Coulthard: vontade
Button: desafiador
Rosberg: futuro
Montoya: saudades...huauhauhauhauhauha!
Trulli: visual, hehehe!
Vettel: talento

14. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua maneira de ver a F-1?
Eu acho que vocês falam a minha língua...sei que o público do blog é variado, mas eu me identifico muito com a forma de abordagem que vocês têm sobre o assunto. Posso até já ter lido as notícias por aí, mas sempre procuro saber de que forma vocês viram...e geralmente me identifico!

15. Defina o Octeto Racing Team em uma palavra...
Sucesso!!!

Nina querida, fiquei muito feliz que você tenha participado do nosso espacinho. Foi um prazer!!! E em novembro a gente vai curtir à beça o GP do Brasil lá do setor A de Interlagos.

É isto galerinha, semana que vem teremos mais.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Ninaaaaaaaaaaa!!!
Adoreiii adoreiii adoreiiii!!

Ela é minha companheira de FC. É uma querida, uma menina super divertida. Quer vê-la perder o "controle"? Basta falar em Mika Hakkinen e Rafa Nadal!!!! hehehehhe

E Alonso é claro!!!

Parabéns pela entrevista!! Amei...

Bjinhosss para vc amiga!

Tati
Janaina Barioni disse…
Maginaaaaa, eu é que agradeço pelo convite =)

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!