A habilidade de Vettel

Seb e Tommi

Pärmäkoski conhece a habilidade de Vettel para atacar
Turun Sanomat 5.3 2010 11:15:19

O preparador físico de Sebastian Vettel é o finlandês Tommi Pärmäkoski. Ambos chegaram à Red Bull no último inverno.

Qual é o candidato mais forte psicologicamente para o campeonato - o mais jovem (Vettel) ou a estrela alemã mais velha (Michael Schumacher)?

"É difícil dizer já que eu não conheço a condição física do homem mais velho. Tenho certeza que ele tem o básico em ordem também. Pelo menos ele tem feito coisas boas corretamente, mas o mais velho também não parece mal quando você olha para ele", Pärmäkoski acha.

"Schumacher foi um dos que elevou a condição física para um nível completamente novo na F1. Sebastian é da idade que sabe o quão benéfico isto é para um piloto".

Pärmäkoski, 26 anos, veio para a F1 por acidente.

"Eu estava em Kuortane quando a McLaren teve seu acampamento por lá. Eu fui ver que tipo de treinamento os pilotos de F1 fazem. Desta forma Sebastian ouviu falar sobre mim. Ele tinha um preparador físico italiano que não podia trabalhar em tempo integral porque tinha uma família. Eu entrei em seu lugar".

Pärmäkoski já jogou hóquei no gelo antes.

Vettel e Pärmäkoski são de personalidades similares e se dão perfeitamente bem.

"É importante que nossa relação funcione bem porque nós passamos 300 dias por ano juntos. A ação social é destacada."

Pärmäkoski admite que Vettel é um chefe muito exigente.

"É claro que um atleta de alto nível sempre tem exigências do que quer. Eu acho que Seb tem objetivos claro. Por outro lado, Seb também questiona o que está fazendo e quer saber porque as coisas são feitas."

Vettel e Pärmäkoski se mudaram para perto da fronteira da Alemanha no outono e vivem em uma pequena vila que fica a 40km do aeroporto de Zurique.

Embora Vettel esteja se mudando ele ainda continua seu hobby de jogar badminton com Räikkönen.

"Kimi está a uma hora de Seb. O badminton definitivamente continuará. É algo que está em primeiro lugar."

"Eu ouvi dizer que o finlandês ainda está um pouco à frente, mas não vá e conte a Kimi que estamos treinando bastante badminton em segredo", Pärmäkoski brinca.

Vettel aprendeu bastante de finlandês com Räikkönen e Pärmäkoski. Ainda assim Pärmäkoski e Vettel se comunicam em inglês.

"Eu estudei alemão. Eu falo mais alemão do que Seb fala finlandês, embora ele seja melhor com os palavrões finlandeses do que eu com os alemães".

Vettel tem se preparado muito bem para a temporada que está chegando. Sua condição física é boa.

"Você não começa a temporada assim de repente. Temos programações específicas, quando há mais treinamento e quando há mais descanso. A dificuldade são as viagens e a imensa quantidade de trabalho com a imprensa", Pärmäkoski diz.

Turun Sanomat

HEIKKI KULTA

Fonte: Turun Sanomat/Tradução para Inglês: Nicole (Planet F1 Forum)/Tradução: Ludy

É claro que menino Vettel ia saber tudo de palavrões...hahahaha...

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roubou a cena!