"Por dentro das regras" versão 2010 por Milton Rubinho

Oi Galerinha!

É com muito prazer que apresento mais uma vez aqui no Octeto, o "Por dentro das regras", só que hoje na versão 2010!

Nesta nova temporada que começa no Bahrein não foram muitas as mudanças, mas uma delas é bastante significativa: fim do reabastecimento.

E diferente de 2009, este ano teremos um convidado ilustre e especialista no assunto para conversar com a gente: Milton Rubinho! Nesta temporada resolvemos deixar o negócio com quem entende de verdade!! hehehe

Agora, chega de papo!! Vamos ao texto... Disfrutem a bela leitura!!


"Olá a todos!

Meu nome é Milton Rubinho, e sendo leitor assíduo do Blog Octeto, além de trabalhar já a anos na área de mecânica automobilística, inclusive com competições, fui convidado pelas meninas para auxiliá-las no que toca a mudanças de regulamento técnico da F1 para 2010.

Desde já, agradeço e muito o convite! Então, vamos lá:

1º: FIM DO REABASTECIMENTO:

Como todos sabem, na temporada de 2010 será proibido o reabastecimento. Sendo assim, um elemento a menos surge nas táticas de corrida, e tudo se tornará mais simples. Enfim, voltaremos no tempo em que os pilotos davam tudo de si em uma volta voadora com o mínimo de combustível possível na classificação, e que, ao largarem, teriam que lidar com um carro que muda de comportamento no decorrer da corrida, devido a alterações bruscas no peso.

Esse é um ponto interessante, e algumas variáveis surgem:

A: Os carros largarão com 200 ou + kg além do peso regulamentar, que hoje é de 620 kg; porém, chegarão ao fim da corrida com um peso bem menor. Um carro mais leve, teoricamente, significa um carro mais rápido; porém, tendo pneus mais desgastados, talvez não haja tanta alteração nos tempos durante a corrida.

B: Por outro lado, um carro com um motor menos “beberrão”( e quando falo isso, falo de motores que consomem algo entre 1 e 2 km/l) será invariavelmente mais leve, e terá um desempenho, dependendo, até melhor que um carro com motor mais potente, porém mais pesado por conta de um tanque maior. Além disso: carro mais pesado consome mais pneu, e ai você tem toda uma equação em torno disso.

C: Outra coisa: Considerando que os tanques terão sua capacidade duplicada( a capacidade, dos tanques, porém, é livre), os carros serão um tanto quanto menos aerodinâmicos, e mais longos de entre-eixos. E isso se reflete diretamente no que é referente a comportamento dinâmico do carro.

Sabe-se que, em automobilismo, quanto maior o entre-eixos, mais neutro e menos “nervoso” é o carro, e isso pode favorecer a pilotagem de alguns, em detrimento á pilotagem de outros; Além de fazer os engenheiros-projetistas quebrarem a cabeça para não transformarem os projetos em micos, visto que mudanças radicais em regulamentos podem embaralhar e bem as cartas...O ano passado que o diga.

2º: AUMENTO DO PESO MINIMO

O peso mínimo dos carros foi aumentado de 605 kg para 620 kg. Teoricamente, esse aumento de peso serviria para tornar as coisas mais ‘justas ”referentes a pilotos mais pesados com carros equipados com KERS. Porém, foi acertado em comum-acordo que nenhuma equipe utilizará KERS esse ano. Ou seja: nem modificou lá tanta coisa...

3º: ESTREITAMENTO DOS PNEUS DIANTEIROS.

Quando os pneus com sulcos saíram de cena, e os slicks voltaram, notou-se que os carros começaram a ficar muito ariscos com relação á traseira. Ou seja: que eles tendiam ao sobre-esterço( ou sobreviragem, ou oversteer, que é comumente chamado de “sair de traseira”). E o porque disso?

Simples: em porcentagem de área de contato, os pneus dianteiros “ganharam de volta” muito mais do que os traseiros, com a mudança de regulamento.

Assim, a Bridgestone sugeriu a FIA uma mudança, com um estreitamento dos pneus dianteiros de forma que os carros voltassem a ser mais neutros. E, assim, temos mais um componente interessante na equação de acertos dos carros da F1 para 2010. Os carros, teoricamente, serão bem menos nervosos que os de 2009.

E esse ano os compostos e a estrutura do pneu em si provavelmente sofrerão modificações, pois os carros terão que andar com, pelo menos, 100 kg a mais no inicio da prova que em anos anteriores, devido ao fim do reabastecimento.

Para fechar: houve também uma mudança de regulamento, referente a pneus, que fala que “Quem for ao Q3 não poderá trocar os pneus para a largada”. Considerando que um carro de F1 dá 3 ou 4 voltas para classificar com um mesmo jogo de pneus, não creio eu que isso mude tamanhamente uma tática de corrida. Mas, viva a FIA e suas mudanças para complicar nossas cabeças...

4º: CALOTAS:

Para alegria dos puristas (e me incluo nessa turma), ficaram proibidas as calotas de rodas esse ano. Isso foi decidido por 2 motivos:

1º: Auxiliar em trocas de pneus feitas em pouco mais de 4 segundos; para ilustrar como serão diferentes os pit-stops daqui para frente: 3,2 segundos é o recorde da F1 para um pit-stop, conseguido pela Benneton em 1993, no GP da Bélgica.

2º: Tornar o ar menos turbulento para quem vai no vácuo... e tentar, mais uma vez, melhorar as possibilidades de ultrapassagens. Pode ser que influencie de alguma forma, devido ao fato de os F1 de hoje usarem aquela asa dianteira “roubada de um Boeing”, bem mais larga. Mas, de qualquer forma, não acho que influencie tanto assim também...

Bom, resumindo: Esse ano, teremos carros menos ariscos, mais pesados no inicio e mais leves no fim da prova, e designs ainda mais diferentes.

Bom... que venha Bahrein!

Milton Rubinho"

Bom... espero que o ótimo texto do Milton tenha ajudado a todos a compreender um pouquinho melhor como funcionarão as coisas nesta temporada 2010! O Bahrein está logo aí, e por isso, precisamos estar bem ligados nas novidades!

Milton: Queremos te agradecer pelo texto e pela sua ótima explicação! Obrigada por nos ajudar!! Valeu de verdade! E já sabe, quando precisarmos... nós iremos te gritar!!!! hehehe
Muito obrigada de verdade!!

E a todos os leitores, espero que tenham gostado!

Bjinhos, Tati

Comentários

Ângela Lima disse…
Ótimo texto.
E esclareceu em muita coisa.
Valeu meninas!!

E muito obrigado Milton Rubinho.
Milton, muito obrigada pelo texto e pelas explicações!!! Muito bacana a gente ter alguém que entende do riscado para nos esclarecer as dúvidas!!! hahahahaha...

Valeu!!!!

bjs, Ludy
José Renato disse…
Muito bacana mesmo, e de muita valia pra quem não tá muito aí pra F1, porque descobriu que o rally é que vira! hahahahaha.
Biba disse…
Tb achei o texto bem esclarecedor... parabéns ao Octeto e ao Milton !!!!!
Bjos a todos

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