Tradução da entrevista de Kimi para o Red Bulletin


Texto: Werner Jessner | Fotos: Gian Paul Lozza

A fibra de carbono do freio de sua Ferrari F1 mal esfriou, mas Kimi Räikkönen já se mudou para algo novo: um piloto para a mesma equipe Red Bull Citroën do Mundial de Rali que acabou de levar Sebastien Loeb ao seu sexto título mundial consecutivo.

A chegada de Räikkönen é uma grande jogada para o Campeonato Mundial de Rali: por toda as suas performances ocasionalmente mudas nas coletivas de imprensa, o cara é uma super-estrela. E enquanto alguns possam questionar a mudança do “top do automobilismo” para um universo paralelo de lama e árvores e gelo e neve em vez de ficar fazendo voltas atrás de voltas em um asfalto antigo, o homem mesmo não tem dúvidas: esta é uma tentativa muito séria em uma categoria mundial igualmente prestigiada, uma que ele atacará com todo o comprometimento pelo qual ele se tornou famoso na F1.

Então, Kimi, vamos direto ao ponto. Qual é o carro mais antigo de rali do qual você se lembra?
KR: O Ford Escort do meu irmão. É claro que, como um bom finlandês, eu assistia rali com atenção na TV desde pequeno. Eu gostava de Ari Vatanen e do Peugeot 205 T16s de Juha Kankkunen, o melhor. O primeiro rali que eu realmente fui deve ter sido em 1991, o Rali dos 1000 lagos, que Kankkunen ganhou em um Lancia Delta Integrale.

Os pilotos de rali foram seus heróis de infância?
KR: Eu não tive nenhum herói de infância, eu era fã do esporte, não de pilotos. Durante a minha infância, Kankkunen, por exemplo, era um piloto mundial clássico então ele poderia ter sido um ídolo. Eu o encontrei desde então. Ele ainda tem um Peugeot 205 em casa e um Audi Quattro do Grupo B dos anos 80.

Era inevitável que você acabasse em uma pista de corrida?
KR: Eu sempre quis tentar o rali, mas acabei entrando na F1 muito rapidamente (Räikkönen tinha apenas 21 anos quando estreou na F1, pela equipe Red Bull Sauber no GP da Austrália, marcando um ponto pelo sexto lugar). Então ficou difícil me mudar para o rali, o que significa que eu tive que esperar. Eu não tive a chance até muito mais tarde – com quase 30 anos ( Räikkönen competiu no Rali da Finlândia 2009, em um Fiat Grande Punto Abarth). Eu também acho que a F1 te ajuda como um piloto de rali e vice-versa.

Mas seria um pouco ingrato você dizer que estava passando seu tempo por nove anos na F1 e você tinha que se tornar campeão do mundo para que pudesse finalmente se tornar um piloto de rali?
KR: É apenas desta forma que minha carreira aconteceu. Agora é o momento certo para tentar com as pessoas certas e com o carro certo pelo tempo que for. Eu negociei com outra equipe de F1 para a próxima temporada, mas não concordamos 100%. Então a Red Bull veio e me fez uma oferta para pilotar no WRC por uma temporada. Eu senti que era a hora certa para fazer logo de cara.

Muitos pilotos em sua posição teriam apenas comprado um carro do mundial de rali e teriam se divertido com isto. Mas você se juntou à equipe Junior da Citroën por uma temporada completa onde estará jogando contra Sebastien Loeb, o melhor piloto de rali da história do esporte. Você acha que dificultou as coisas para si mesmo?
KR: É sem dúvida um desafio maior ainda. Eu tenho que aprender tudo do zero. Mas eu quero o desafio. Tenho de conhecer o carro, os rallies, como trabalhar com o meu co-piloto (Kaj Lindström), tudo. Mal vejo a hora de começar. E você tem que colocar alguma competição em você mesmo se realmente quiser saber o quanto você é bom. Eu ainda vou ser capaz de pilotar ao redor da floresta em um carro de rali particular.

Mas quando você entrou no WRC ano passado, no Rali da Finlândia, foi um esforço muito mais profissional em comparação com outros convertidos bem conhecidos.
KR: Se você vai fazer algo, tem que fazê-lo com a melhor equipe. Meu carro foi preparado pela equipe de Tommi Mäkinen; esses caras são super profissionais. É claro que é uma operação menor do que uma equipe de F1, mas eles são profissionais. Até mesmo o piloto desempenha um papel geral no rali maior do que na F1, o melhor piloto não vai ganhar em um carro ruim. Então é por isso que eu queria um co-piloto experiente, assim pelo menos um de nós sabe o que está fazendo. Conheci Kaj Lindström através Tommi e nós fomos espiões do gelo para Chris Atkinson durante o Rali de Mônaco de 2006. Kaj é excelente; ele e Tommi foram campeões do mundo juntos. Kaj foi também aquele a fazer um primeiro contato com a Citroën Sport.

Entrar no Mundial de Rali te faz se sentir um pouco como quando você testou pela primeira vez com a Sauber F1 em 2000?
KR: Sim, eu estou achando um pouco do jovem Kimi em mim novamente. Um carro do mundial de rali é mais rápido e mais resistente do que o carro S2000 que eu pilotei no ano passado no Rali da Finlândia; é 10 vezes melhor para pilotar e tem mais potência. É por causa disto que você ainda pode sair de situações críticas. Se o Fiat saísse de lado com seu motor não turbo. O jogo estava acabado.

E sobre rolar o carro na Finlândia ano passado?
KR: Não foi porque eu estava rápido demais! Foi o oposto. O carro já tinha começado a dar problemas, então eu apenas queria chegar ao parque de serviço. O Fiat definitivamente não era o carro mais rápido da classe S2000, nem o mais estável. Minha linha indo para uma virada à esquerda talvez tenha ido 2m fora e nós viramos.

Por que a sua linha estava ruim?
KR: Eu estava pilotando com os meus olhos e não com meus ouvidos. Mas no rali você tem que prestar atenção àquilo que o seu co-piloto diz.

Isto é algo que você ainda tem que aprender?
KR. É. A pilotagem em si não será um grande problema. Se você conhece a super especial, geralmente não haverá muita diferença. O que faz a diferença são as notas (as notas do co-piloto sobre as condições da estrada para cada especial do rali) e sua confiança. Esta é a principal desvantagem de início – Eu conheço apenas o Arctic Rally e o Rali da Finlândia. Eu mesmo tenho que trabalhar o resto dos eventos.

Você pode usar as notas de outro membro da equipe?
KR: É sempre melhor ter as suas. Se você quer ser realmente rápido, você tem que ter confiança. E você nunca confiará completamente nas notas de outra pessoa.

Te ajuda seguir o rastro de outros pilotos para se orientar?
KR: Não. Não há como saber o que o carro a sua frente poderia ter feito. Você tem que fazer o que o seu co-piloto diz.

Quando foi a sua primeira rodada?
KR: Eu tinha 14 anos. Eu rodei com o Lada do meu irmão. Nós tínhamos uma pista de 3km perto de casa. Marcus Grönholm (o bicampeão Mundial de Rali da Finlândia) também treinou lá. Eu usei demais o eixo traseiro e rolei duas vezes. O santoantônio (a jaula de segurança interna do carro) também quebrou.

Seu irmão Rami foi visto como um grande talento do rali. Ele ainda pilota?
KR: Não, ele é um homem de família agora. Um ano ele foi vice-campeão de Mikko Hirvonen (vice-campeão mundial de rali em 2008 e 2009).

Seus sobrinhos já pegaram o bichinho do rali?
KR: Com certeza! Eles têm apenas três e quatro anos e já brincam kart. Eu comprei um quadriciclo para eles.

Você é um bom co-piloto?
KR: Não. Eu fui co-piloto para o Tommi Mäkinen (tetracampeão mundial de rali) uma vez. Eu tenho confiança total nele, mas eu não gostaria de repetir a experiência. Talvez eu sentasse ao lado de Loeb durante um teste. Eu não acho que ele faria o mesmo por mim.

Você está esperando algumas rodadas no próximo ano?
KR: É claro. Ao longo dos anos do WRC já houve algumas derivações. Todo mundo comete erros neste esporte e, como regra, um erro geralmente significa você destruir o carro. Quantos carros devem ter destruído Jari-Matti Latvala (vencedor do WRC) e Hirvonen antes que eles ganhassem seu primeiro rali no WRC? O único piloto que não rolou foi Loeb. Ele é uma exceção.

Você acha que será mais intuitivo no asfalto ou em terrenos de cascalho?
KR: Nós temos sido incrivelmente rápidos no cascalho, mas o asfalto provavelmente é mais a minha área. Neve será o mais difícil. Suas linhas têm que estar muito boas na neve, já que no asfalto não é um grande problema se você freia um metro mais tarde e tem que retornar mais bruscamente. Você tem que ser capaz de ler o cascalho. Em alguns tipos de cascalho você tem uma aderência incrível com os pneus do rali e em outros você não tem.

Que tipos de resultados você está esperando?
KR: Os primeiros rallies serão muito difíceis. Até eu saber o quanto os outros pilotos podem ser rápidos, não tenho expectativas pessoais. Tenho certeza que não tenho como seguir o ritmo dos quatro primeiros (Loeb, Dani Sordo, Hirvonen, Latvala).

Seu companheiro de equipe Sebastien Ogier também é visto como uma futura estrela.
KR: Sim, ele é muito bom. Ele é um parâmetro perfeito para que eu possa me comparar.

Quando você olha para trás na sua carreira de F1, há algum momento que você acha mais valioso?
KR: Na F1, cada volta é mais ou menos a mesma. É mais difícil se chove, mas de outra forma logo se torna uma rotina. No rali, cada curva ou morro pode ser diferente do que você espera. A maior diversão que eu tive nos anos recentes foi quando eu estava de bobeira com alguns amigos em scooters na neve, por exemplo. Eu acho difícil escolher um único momento dos últimos nove anos.

Que tal este o momento para voltarmos na história? Kimi Räikkönen ultrapassando Giancarlo Fisichella por fora em Suzuka na última volta do GP do Japão de5, para vencer a corrida?
KR: Sim, este foi realmente bom.

A Ferrari 2009 deve ter sido muito difícil de pilotar quando vemos como Giancarlo Fisichella lutou tão duramente quando ele substituiu o machucado Felipe Massa. Para não deixar de mencionar (o piloto de testes) Luca Badoer.
KR: O carro não era ruim. Não tinha era aderência suficiente. Era difícil de pilotar, mas eu gostei mais do que o de 2008. Ele não respondia tão mal. (Räikkönen venceu o GP da Bélgica) Mas fez Fisichella parecer 10 anos mais velho em duas corridas!

Se você pudesse escolher um carro balanceado neutramente, você iria preferir de traseira ou de frente (um carro que tem mais ou menos aderência dianteira/traseira)?
KR: Eu nunca gostei de dianteira. Como você pode forçar um carro se você não sabe nem se ele vai seguir determinado rumo? Você perde tempo em um circuito, mas no rali, você acaba nas árvores porque você fica sem espaço.

O quanto de comunicação o automobilismo precisa?
KR: Como um piloto, existem algumas coisas que você simplesmente não consegue comunicar. Nenhum piloto de F1 no mundo pode falar com um engenheiro de aerodinâmica em pé de igualdade, porque eles têm níveis de compreensão completamente diferentes. Tudo o que você pode fazer é contar ao seu engenheiro de corrida o que você gostaria idealmente. Mecânicos também são importantes, mas eles fazem o que o engenheiro diz para eles fazerem. Portanto, sua comunicação é limitada a duas ou, no máximo três pessoas na equipe. E então o que é feito de sua colaboração depende da equipe.

No rali, você terá algumas vezes que trabalhar no carro você mesmo. Você sabe o que fazer?
KR: Eu curto isto. Na Finlândia, eu sempre consertei os meus próprios carros. Eu também ajusto motos. Não há nada de errado em sujar seus dedos.

Você adotou a imagem de ‘Iceman’ para sobreviver na F1?
KR. Não. O ‘Iceman’ vem de longa data. Na F1, a política entra no caminho das coisas legais. A atmosfera no rali é muito mais agradável e há menos política envolvida. É mais sobre o quanto o piloto pode desempenhar.

Você é uma celebridade, especialmente na Finlândia. Agora que você está indo para o esporte nacional da Finlândia – rali – você provavelmente não se atreveria a sair nas ruas de Helsinque de forma alguma.
KR: Eu não me importo com isto. Não poderá ser pior do que já é. Eu aprendi a lidar com isto.

Você prestou serviço militar. O que você achou mais difícil sobre isto?
KR: Os primeiros meses foram estressantes. Constantemente as pessoas berravam conosco. No final do dia estávamos entediados e bagunçando. Além dos filmes militares onde as pessoas ficavam berrando, acordar cedo era o pior.

Pilotos de rali geralmente têm que acordar cedo.
KR: Eu sei. Mas eu tinha que cair da cama para a F1 algumas vezes também. É parte do trabalho.

Qual é o seu brinquedo preferido nas férias?
KR: Um snowmobile. É muita diversão cortar Lapland com os amigso em um. Mas Motocross também está perto.

O que faz um bom carro de estrada?
KR: Espaço.

Qual é o último esporte que você tentou?
KR: Eu comecei a escalar ano passado por recomendação do meu preparador físico, e é divertido.

Quem vai vencer a Stanley Cup de Ice Hockey?
KR: San Jose Sharks.

Quem vai ganhar a medalha de ouro olímpica de snowboarding no halfpipe?
KR: Vou manter meus dedos cruzados pelos finlandeses, mas provavelmente será difícil bater Shaun White.

Quem será o próximo campeão mundial de rali?
KR: Loeb ou Hirvonen. Loeb.

E na MotoGP?
KR: As equipes mudaram muito? Não. Então – Rossi.

Fórmula 1?
KR: Difícil dizer. Eu não sei quais são os planos da Ferrari. A Mercedes provavelmente tem um bom carro, também a McLaren. A Red Bull provavelmente também terá. Então eu terei que dar o prêmio baseado em quem eu gosto: Sebastien Vettel. Ele é muito pé no chão.

Você tem muito contato com ele?
KR: Eu conheço Heikki Kovalainen melhor. Como uma regra, eu não tenho muito contato com o pessoal da F1. Algumas vezes eu joguei badminton com Vettel. Ele está se mudando para minha área na Suíça então provavelmente nos veremos mais.

O quão interessado você estará em assistir F1 se você não está em um carro de F1 você mesmo?
KR: Eu assistirei uma corrida ou outra na TV. Talvez eu vá para o GP de Mônaco. Eu posso conseguir um lugar na F1 de novo a qualquer momento, mas muitas coisas ruins estão acontecendo na F1. As montadoras estão saindo. Vamos ter a mesma conversa daqui a um ano.

Vamos olhar para o futuro. O que um título do WRC significaria para você?
KR: Mais do que o meu título mundial de F1. Eu estou apenas começando e posso sentir que longa jornada será para chegar a este ponto. Ninguém fez isto antes. Esta é outra coisa que o torna interessante.

Agradecimento: Saima (KRS) / Tradução: Ludy

Espero que gostem da entrevista tanto quanto eu gostei! Riquíssima em detalhes as declarações do Kimi. Maravilhoso mesmo. Foi por isto que traduzi para vocês. Um presente de início de ano. Para começarmos nosso 2010 muito bem.

Minha amiga Samy disse em um dos posts abaixo que o bom de ver as fotos de Kimi foi que deu uma motivação e uma sensação boa para o que vem por aí. E eu complemento Samy, não foram só as fotos, a entrevista acima só mostra o bem que o rally fará a Kimi e a nós, seus fãs.

GO KIMI!!! KEEP FLYING!!! Because now, Red Bull gives you wings!!!!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Fábio Mota disse…
Na época de F-1 eu não lia muitas entrevistas do Kimi para poder comparar. Mas como o Kimi tá focado no Rally!!!
Várias perguntas sempre sobre F-1 ele dava uma resposta curta e já falava de Rally.
José Renato disse…
Kimi me pareceu muito mais à vontade e sem estar de saco cheio.
Acho que a atmosfera do rally fez muito bem ao Iceman!
Unknown disse…
Kimi parece estar feliz de verdade...mas quem fica feliz de mentira? ¬¬ Isso é ótimo, ele merece.
bjo.
Biba disse…
Senti que ele está muito bem a vontade com o Rali, estámuito focado, e cheio de fibra... acho q estão dando ao Kimi coisas q ele precisa pra se sentir bem numa equipe... coisa q a Ferrari não andou fazendo com isso ele não se sentia mais envolvido no propósito agora com o Rali édiferente...espero q ele consiga ótimos resultados nesse ano de estréia
Unknown disse…
eu adorei a entrevista e as palavras de Kimi, destaque para o comentário THE BEST: 'Então eu terei que dar o prêmio baseado em quem eu gosto: Sebastien Vettel. Ele é muito pé no chão.'

é isso ai, Kimi estara sempre em nossos corações, como o melhor cara que 'conhecemos' na F1. Agora temos outro menino pra conhecer e admirar... e não vai demorar muito tempo para que isso aconteça =)
Micael disse…
Pô, valeu por traduzir Ludy, muito boa!
Samy disse…
concordo com vc Ludy!!! nossa adorei esta entrevista dele... ha muito tempo que eu não vejo o Kimi tão espontâneo e a vontade ao dar uma entrevista... nesta ... claramente se ve que ele esta muito feliz com tudo o que esta acontecendo... apesar de não poder ver ele ao vivo e em ação... estou feliz pq ele esta feliz!!!
Unknown disse…
A entrevista está bem legal!!! Valeu para vermos q a atmosfera do Rally deixou o Kimi + a vontade!!
Ludy parabéns pela tradução e o blog está shows!!
Oi Nai!!! Obrigada querida!!! Desculpa a demora da resposta, mas estive ausente no último dia!

E volte sempre por aqui tá!?

bjs, Ludy

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