Nico, Jenson e Alonso: Quase um "Ou vai, ou racha!"

Hoje escrevo sobre três octetes que vivem situações semelhantes em suas carreiras: Nico Rosberg na Mercedes, Jenson Button na McLaren e Fernando Alonso na Ferrari.


- Nico Rosberg:

Situação: Nico Rosberg ao final de 2009, após 4 temporadas com a equipe do Sir Frank Williams resolveu seguir outro rumo: a Mercedes. O jovem alemão, pela primeira vez em uma equipe competitiva, está com um gigantesco desafio pela frente, principalemente porque tem ao seu lado o heptacampeão mundial, Michael Schumacher, que está volta às pistas depois de 3 anos parado. Tem como chefe, Ross Brawn, alguém conhecido por sua longa e super bem sucedida parceria com Schumacher.

O maior desafio que vejo para Nico será o fato de ter que aprender a se acostumar a dividir atenções, ou até a ser colocado em segundo plano já que na Williams ele era o foco principal; aprender a suportar a pressão por resultados, não poder errar, e principalmente, a saber lidar com um companheiro de equipe forte, campeão e com um histórico bastante polêmico.

O que quero dizer é o seguinte, resumindo a "parada": Pela primeira vez Nico será realmente colocado a prova com um bom carro na mão, mas logo ao lado de quem!? Complicado, não?!

Opinião: Foi o mais prejudicado com a mudança, porque ele não procurou por isso quando se mudou para a Mercedes. Ao sair da Williams e seguir para o time de Ross Brawn, imaginou que seria o foco e aposta da equipe para 2010. E agora, se depara com um grande dilema: terá que conviver com Michael Schumacher, paixão antiga dos prateados, e a sombra do "segundo piloto".

- Jenson Button na Mclaren:


Situação: 2009 foi um ano histórico para a F1. Tanto a Brawn GP quanto Jenson em até fevereiro de 2009 não sabiam se chegariam a Austrália, primeira etapa do campeonato. E já em Outubro, no Brasil, comemoravam os títulos de Piloto e Construtores.

Jenson, visto por muitos como "ex-playboy", saiu do quase desemprego para a glória de se tornar Campeão mundial de F1. E a recompensa disto? Ser visto pelos olhos famintos da turma de Woking, que viram em Jenson Button a oportunidade de criar um "Dream Team" Inglês. Jenson Button e Lewis Hamilton formarão uma dupla inglesa em um time inglês. Formarão a McLaren 2010.

Até hoje não sei bem o que fez Button trocar a Brawn GP(Mercedes) pela McLaren. Ele diz que foi o desejo por um novo desafio. Respeito, ou pelo menos, tento!

Assim como Nico, Jenson enfrentará um forte adversário que "ataca" tanto dentro como fora das pistas. Lewis é o queridinho na McLaren, o "filho" do Ron Dennis, tem um forte vínculo com o time Woking, foi criado por aquelas pessoas e fez com que todas as suas vontades sejam atendidas. Se era desafio que Button queria, ele terá um e tanto.

Jenson tem um perfil bem difrente de Hamiltom, é um cara super tranquilo, não costuma ter crises de arrogância ou coisas do tipo. Agora, basta saber se este jeito nice guy será o suficiente para enfrentar, aquele que se gaba e adora dizer que "explodiu o bicampeão mundial Fernando Alonso".

Opinião: JB está um pouco melhor que Nico, porque é campeão do mundo e inglês, algo que lhe deixa em pé de igualdade com Lewis. Talvez seja poupado das duras e maldosas críticas da mídia inglesa, e que caso venham acontecer, acredito que serão veladas. Outra grande vantagem é saber como funciona as coisas na McLaren. Depois de um ano de Fernando Alonso e dois de Kovalainen, todo mundo sabe o "modus operandi" de Woking. Cabe a Button, desde já, preparar sua artilharia e estratégia de ataque para impedir que a McLaren lhe faça mais uma vítima da "mafia" de Lewis Hamilton.


- Fernando Alonso na Ferrari

Situação: O espanhol Fernando Alonso está no auge de sua carreira como piloto de F1. Bicampeão mundial, experiente, super motivado por começar em uma nova equipe e com uma grande sede de vitórias e títulos.

Depois de 3 anos infrutíferos em McLaren e Renault, ele segue para a Ferrari na expectativa de entrar para a história da scuderia italiana como um grande vencedor e reafirmar seu nome como um dos melhores pilotos da história da categoria. Nada muito extravagante para um rapaz que com tão pouca idade já conquistou bastante coisa e que precisa de um novo desafio na carreira.

Ao mesmo tempo, Alonso terá a missão mais difícil dos três, ao meu ver. Em suas costas está o peso de levar a lendária scuderia de Enzo Ferrari, de volta às vitórias (já que 2009 foi um fracasso), e com o staff liderado pelo pouco (pouquíssimo) competente Stefano Domenicali.

Já foi dito várias vezes que Alonso é a esperança do time para fazer isso, por sua capacidade de desenvolver o carro, liderar a equipe e blá blá blá. Toda vez que leio estas coisas me dá a impressão que a Massa cabe apenas a função de ajudar.

Nico e Jenson, serão os "franco-atiradores" em seus respectivos times, eles farão de tudo para incomodar os seus companheiros de equipe, Schumacher e Lewis. Na Ferrari, Alonso estará no papel inverso de Rosberg e Button, o daquele que será "incomodado" por Massa, e todos nós sabemos disso. E não é questão de favorecimento de equipe, é apenas uma questão de currículo. Alonso tem títulos e recordes, Massa ainda está na fila dos que estão tentando...

O grande problema do Alonso é que ele está na Ferrari, e lá funciona da seguinte forma: quem vence é a Ferrari e quem perder é o piloto. Ou seja, o piloto é apenas mais uma peça em um imenso tabuleiro de xadrez que é a scuderia italiana, e pode simplesmente ser dispensado quando todos concluírem que aquela "peça" já não é mais importante para eles... basta analisarem o que fizeram com um campeão mundial. Um absurdo!

Opinião: Alonso tem talento, capacidade e garra suficientes para fazer a Ferrari ganhar tudo, mas não poderá realizar isto sozinho, ele depende de um time competente e que lhe dê possibilidades para lutar e utilizar este talento. E é neste ponto que está minha grande preocupação quanto a ida dele para a Ferrari: a competência do time de Maranello. Não confio em Domenicalli e nem em suas habilidades para gerenciar uma equipe.

Há tanta expectativa e responsabilidade nas costas do Alonso, que se der errado, digo... se o carro for uma bomba, tudo será "culpa" dele! Afinal Fernando foi contratado a peso de ouro para resolver estes "problemas"!

Mas como diria o tio do Peter Parker em Homem Aranha: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades" . E Alonso sabia disso quando assinou com a Ferrari e aceitou assumir esta roupa de "salvador". Portanto, ele deve saber o que esta fazendo! Assim espero... rs

Antes que me perguntem por que não coloquei Massa nesta equação: Eu sinceramente não vejo Felipe como preocupação, digo no sentido de relacionamento como companheiro de equipe. Alonso não fará nada como pensam alguns por aí. Ele aprendeu algumas coisinhas em 2007! Não haverá amizade entre os dois, mas também não haverá briga! Massistas, fiquem tranquilos! Se alguém reclamar, será Felipe!



Portanto, concluo dizendo o seguinte... Os três enfrentam a partir de 2010 um perigoso dilema: Poderão virar heróis ou, poderão ter as suas carreiras, possivelmente, ameaçadas. #tenhomedo!


E aí!? O que vocês acham!? Concordam comigo?! Discutam à vontade!


Bjinhos, Tati

Comentários

Unknown disse…
Nico - good driver definitely right there after drivers like Vettel. Maybe not as good yet but reasonably close by. The Williams were crap since 2004 so he has done very well in those cars. But his timing with Mercedes is terrible. There is no chance of equality along side Schumacher. That is not how Ross operates. He went for Schumacher fully planning to build it around him for the next 3 years. Its no wonder keke said "no comment" when asked about the Schumacher possibility long before it was confirmed. Schumacher will not be coming back without these assurances from Ross in private. Recently the Mercedes's big man Dieter Zetsche admitted the call to make Schumacher no:1 is 'upto Ross'. Thats speaks volumes...
I'll put money on it.

Button - surely the refueling ban will put an end to shamilton getting always the best fuel loads, but they can sabotage button on the tyre pressures, Alonso knows this. Plus the favorable calls from the pits to change tyres. Now here is where button may actually crush the mclaren whiner no matter what because button is kinder on tyres and shamilton eats away the tyres. In 2010 the heavy starting cars will be very severe on tyres.
The only other possibility is that because Button is British he may polarize support unlike Alonso and actually upset the power struggle within Mclaren. That will be fun to watch but I won't put money on it.

Alonso - Massa pushed him out at vrooom in the FIAT Panda. Many see it as "oh haha that was funny they are having fun". Nope, what that means is Massa is giving a clear message to Alonso, "I can ram you off and Ferrari will not reprimand me for it they will see it as will to succeed"
Felipe unlike a certain Mclaren whiner does not boast as much but does his fighting on track physically if need be and the Ferrari team will back it, plus his pull within the team may not look pretty for Alonso to handle. But like I said elsewhere Alonso knows this and he is ready to take the risk. We will see if it pays of or not. The Ferrari 2010 car is looking like another lemon on paper and in Stefano's tone.

Raptor.
Sobre a parte que me toca acho que tu foste perfeita Tati. Concordo com oq disse sobre o Nico.

Ele foi para lá todo faceiro e agora vai ter uma vida muito mais difícil do que ele esperava.

Mas fazer oq? Agora tem que se virar, trabalhar forte e fazer o melhor sempre.

E sim, agora ele vai ver oq é pressão.

Bjus, Lu M
José Renato disse…
Eu acho é que o Button tá com um ar de derrotado vestindo as cores da McLaren.
Nesse aí não acredito não.
Nico acho que mais um ano falta pra estourar, principalmente depois que o Schucrute estiver fora do time.
Alonso é craque, mas se a Ferrari repetir o carro de 2009, não será nada diferente do que ele vinha fazendo com a Renault.
De verdade irmã, você me colocou em uma encruzilhada aqui!!! hahahaha... Primeiro de tudo, você está a cada dia melhor, eu não consigo organizar meus pensamentos tão bem quanto você...hahaha...Parabéns pelo texto!!!

Agora vamos ao conteúdo...
Vejamos, Nico chegou antes de Schumacher ser contratado, contente por finalmente estar com sua chance de ser o número um. Mas com Schumacher lá, Nico só poderá lutar pelo mundial de construtores. Ele só vai ter chances de brigar pelo título de pilotos se o alemão for muito mal, o que duvido demais! Portanto, infelizmente, Nico já sabe o que vai ser seu 2010. Não estou falando que ele vai ser segundo, só estou falando que o foco do time não será para ele. Nico terá um carro bom finalmente, poderá comprovar seu talento, conquistar vitórias, mas o título, infelizmente vai ter que esperar.

Jenson...Ok, sonhava pilotar Mclaren, pode ter saído da Brawn por motivos pessoais (sentindo-se desprezado), mas sua vida será relegada a trabalhar para a equipe na luta pelo Mundial de Construtores, assim como Nico na Mercedes. Heikki não conseguiu cooperar nesta parte em dois anos, muitas vezes por sua culpa e outras porque o time simplesmente o esqueceu.
Com Jenson, a sorte está em sua nacionalidade. A montagem de um time inglês não será para fazer nenhum deles passar vergonha, e acredito que Bernie Ecclestone já se encarregou de garantir alguma coisa para Jenson com relação a isto. Mesmo assim, não o vejo disputando o bicampeonato.

Agora Alonso...Se Dodô e sua "competência" continuarem a atuar tão forte como nos últimos 2 anos, Alonso terá trabalho duro pela frente. A briga com Massa será dura, já que o brasileiro é o queridinho da equipe (mas se a equipe confiasse mesmo nele, não precisaria ter mandado Kimi embora, nem contratado Alonso, afinal de contas, Massa resolveria tudo sozinho), mas sou muito mais Alonso, e ele saberá lidar com isto.
O temor que tenho na Ferrari está no carro e na administração de Domenicali. Estes são os piores obstáculos de Alonso.

Ufaaa...acho que falei o que queria!!! haha

bjs, Ludy
Hi Raptor!!! I agree with you concerning Nico. About Jenson I forgot this tyre issue Hamilton has. Of course is a good thing for Jenson but he still has a difficult fight ahead of him!
And about Alonso, like I said in my comment above, the problems are Ferrari's car and Domenicali's incompetence. The battle with Felipe Alonso will have to face it and like you said he knows that!

Changing the subject now, lol...
I saw your last comment in my post about Domenicali, but I am answering in this one ok? Just for you to know...

If you guys will create a forum about rally, count on me! I'll be there to share everything I find. Here in my blog Kimi will have a great coverage, at least I will try!!! lol...
I think I recognize Icegirl-Jenni form Kimi's official forum. Is she there?
Well Raptor, once again, thanks for the comments, and if you does not understand some things (I know how hard is to use google translation sometimes... lol), be free to ask ok?

Ludy
Fábio Mota disse…
Ótimo texto Tati!!! Agora entendi o "incomodado" hahahahahahahahahaha!!!!!
Com relação a cada um. Sobre Nico eu não tenho opinião formada ainda a respeito do que ele deva fazer esse ano.
Se ele tenta brigar com Schummy na equipe ou se faz o papel de aprendiz do Alemão.
Sobre Jenson, ele vai ter de jogar com o fatode ser inglês e atual campeão do mundo. E principalmente se aproveitar de deslizes do Lewis na temporada.
Sobre Alonso, eu penso da mesma forma que a Ludy!!!
Biba disse…
É crianças pedreira pra todos eles... o caso é o seguinte... Nico ao meu ver vai ter q comer muito feijão com arroz, e pode por um pouco de farinha aí tb, todo mundo sabe q o foco vai ser outro.. se não for vou ficar bem surpresa. Cabe ao Nico mostrar q tem braço
Jenson pra mim tá pau a pau com o Hammy, a não ser q a McLiar o trate da mesma forma q tratou outros ´pilotos q foram companheiro de Hammy.
E Alonso é aquela história vai depender do carro da Ferrari... se Alonso tiver um carro de respeito ele tá garantido esse ano!!!
Milton disse…
Nico: se o sapateiro tiver probleminhas com o pescocinho, e Nico andar na frente, será o "salvador da patria" ou "aquele que mandou Schummy para casa"... resumindo: nem tem tanto assim a perder.

Jenson: se meteu numa gelada... fosse para a Lotus e estaria melhor... agora, a McLaren SEMPRE foi conhecida como "equipe que só sabe trabalhar para 1 piloto". Coulthard, Berger e Montoya sabem o que isso significa.
Unica exceção foi na época Lauda-Prost. E isso já tem a minha idade... Além de que ambos eram gênios, sejamos sinceros...

Alonso: eu tenho comigo que a coisa não ficará feiz para ele se nada for tão bem em 2010. Geralmente a Ferrari, apesar das pressões, arma esquemas para 1 ou 2 anos,e com o sapateiro funcionou muito bem dessa forma... Agora, se passarem-se 2 ou 3 anos e nada mudar muito, são logo os 2 que terão as cabeças cortadas..
Unknown disse…
@Ludy & tatisac

What are your IDs or shall I say login names at the official Kimi forums? Jenni wishes to know since you seem to know her from there.

Thanks.

Raptor.
Ângela Lima disse…
O que eu achava que tava em "melhor" situação era o Nico. Mas ai veio o Schumacher e...
Não acho que Schumacher chegou e agora ele vai fazer e acontecer...querendo ou não..ele parou um tempo e ja não é aquele piloto de antes. O cara é bom....não é heptacampeão atoa, mas passou 3 anos sem pilotar. Isso deve contar pra alguma coisa a favor do Nico.
Se o carro for bom e o Nico saber aproveitar o tempo de "aposentadoria" do Schumacher,acho que ele pode se dar bem.

Jenson Button....
Eu não gosto da McLaren.
E so por isso acho que minha opinião é comprometida.rsrs
Eu quero ver como isso, Button-McLaren-LH vai funcionar.

Fernando Alonso....
Assunto delicado. rsrsrsr
Não confio na equipe.
A Tati escreveu tudo. Agora eu to no clima de deixar...ou pelo menos tentar deixar....minha implicância com o time de lado e so começar a falar bem ou mal qdo eu ver o carro e como a equipe se porta com o Fernando.

Parabéns, Tati!!!!
O texto ficou maravilhoso.
Beijinhos.
Hi Raptor! I am in the Kimi forum, my name ther is @ludyrj
Tati (@tatisac) is not there, only me!

If you guys need to talk with us, you can write to our e-mail here in the blog:

velocidadeebatom@gmail.com

Well, I guess this is it. For now!

bye!

Ludy
Micael disse…
Vamos lá:
Eu acho que o Nico está numa boa situação, não tem muito a perder, tem talento, e tem quatro temporadas de experiência, pode incomodar o Schumi com certeza.
O caso do Jenson é uma certa incógnita, pelo menos no começo, acho que a briga pode ser acirrada com o Lewis, mas não sei...
Quanto ao Alonso, vai me surpreender se a ferrari não fizer um dos melhores carros pela enorme dedicação que estão colocando, ele tem o apoio do Domenicali, e acho que tem tudo pra dar certo, mas a Tati foi cirurgica, quem vence é a Ferrari e quem perde é o piloto...
E isso vale principalmente na derrota.
Não da pra confiar nessa equipe.
Acho que o segredo é puxar o saco de todo mundo, e dizer que é irmão do Schumi, e fazer todas vontades dos chefes, não me perguntem porque eu acho isso, rsrsrsrs
Marcelo Costa disse…
Na temporada toda o foco principal sera o carro e quem vai comandar o desenvolvimento na Mercedes e Ferrari sera Alonso e Schumacher nada de dramas, eles tem vasta experiência, mas também sentirão mais "cobranças" da equipe e da mídia, lembrando que a mídia italiana é um horror, mas Massa e Nico também serão importantes, todos "acertos" dos pilotos nos carros serão analisados com cuidado, nem sempre Schumacher e Alonso serão rápidos em 100% da pista, o lado bom é que Nico e Massa irão "carregar" menos pressão na temporada e isso é uma vantagem, o principal é não deixar os companheiros abrirem grande vantagem nos pontos e isso serve para outras equipes. Já na Mclaren e RBR não tera somente um piloto responsável no desenvolvimento do carro, Button e Webber são preciosos com sua vasta experiência! No convívio entre pilotos não vejo problemas, um ex: se tiver briga entre Massa e Alonso, Mclaren/Mercedes e RBR AGRADECEM! Quanto mais equilibrado o mundial melhor, mas no meio da temporada algum piloto em cada equipe pode estar mais a frente nos pontos e as equipes vão sim levar isso em conta. Tem muita coisa para acontecer com cada piloto em cada GP, pode ocorrer acidentes "de corrida", quebras, erros do piloto e equipe, furo de pneu, ficar sem gasolina no final, são muitos detalhes que tiram pontos preciosos, temos que analisar tudo, se Alonso e Schumacher tiverem problemas nas primeiras corridas e Nico e Massa trocarem vitórias não tem como reclamar, tem que trabalhar para reverter a situação nas próximas corridas. Por mim se for assim no começo não vou reclamar, pelo menos o mundo vai ver que "condições" eles tem para vencer, Alonso e Schumacher sabem como se recuperar durante a temporada. Lembre-se que Hamilton e Vettel são pilotos bem "atirados", muito velozes, mas podem cometer pequenos erros, uma saidinha de pista e adeus posição, adeus pontinhos a mais...vai ser uma temporada inesquecível, não vejo ninguém com o segundo piloto, mas "ele" pode se tornar um por falta de resultados...
Galerinha!!!

Obrigada por tantas comentários!!
Adoroooo fazer posts que bastante gente comenta!!!Whoooo! Esta é a função do blog! Obrigada mesmo!!

Raptor, thank you for your comment again!

Like Ludmila said, I' m not in Official Kimi Forum. I only participe in Alonso-planet.

But if you and Jenni want to talk more, be free to send us an email... ok!?

Bjinhos (Kisses), Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Roubou a cena!