Os Estilistas ou Despedida de 2009

Hoje, quero compartilhar um pequenino texto, que transcrevi do livro Pilotos - Lendas da Fórmula 1, escrito por Xavier Chimits e ilustrado por Bernard e Paul-Henri Cahier. Conversaremos ao fim do texto.

Os estilistas

As fadas do automobilismo se debruçam sobre seus berços e lhes dão o dom. Essa estranha capacidade de apagar as curvas quando outros as enfrentam. De ser obedecido por seus F1 quando outros devem domá-lo. Os estilistas raramente fascinam as torcidas. Suas trajetórias são curtas, seus gestos econômicos. Durante cem voltas, eles colocam suas rodas no mesmo lugar, no mesmo centímetro. Sem jamais ultrapassar o fio da navalha, eles só temem seus cronômetros.

Os estilistas detestam brigar na pista com outros pilotos. Seu maior prazer é largar na pole position, acelerar intensamente desde as primeiras voltas e comer o asfalto graças à ação rápida, para depois administrar o avanço até a linha de chegada sem ter tido ninguém para ultrapassar. Desse modo, eles experimentam um belo domingo. Ascari, Fangio e Clark foram mestres do gênero. Amantes da facilidade, os estilistas não gostam das batalhas. Às vezes, chegam a evitar o combate corpo a corpo, como Enzo Ferrari culpou Ascari, Brooks e, mas tarde, Amon de fazerem. Eles não são homens de causas desesperadas. Fangio teve de ir contra sua própria natureza para recuperar um minuto em dez voltas em Hawthorn, assim como Collins em Nurburgring em 1958, superando em quase dez segundos a pole position que tinha conseguido nos treinos. Naquele dia, o próprio Fangio confessou que tinha pilotado como nunca havia feito antes, e desprezado o medo. Ele deu tanto de si que aquela vitória foi a última de sua carreira – abandonou a F1 no final da temporada.

Os estilistas, prazerosamente indolentes, estão acostumados a trabalhar na facilidade. Por isso, convivem mal com a contrariedade e a oposição. Fangio não permaneceu mais do que uma temporada na Ferrari. Ickx e Reutemann tinham talento de sobra para serem campeões mundiais, mas sua determinação era frágil. Amon era como um campeão mundial de boxe nos treinos, mas se esquecia de golpear os adversários no ringue.


Um talento puro demais às vezes torna-se frágil. Essa é a fraqueza dos estilistas. É também a sua beleza.


Alberto Ascari, Jim Clark e Juan Manuel Fangio

Emerson Fittipaldi, Chris Amon e Carlos Reutemann

Michele Alboreto, Nelson Piquet e Jenson Button

Tony Brooks, Jacky Ickx e Elio De Angelis


****


Guardei esse texto para um momento especial, porque eu nunca havia lido uma melhor definição para o estilo de pilotagem de Jenson Button, ele é realmente um “estilista”.

O momento é realmente especial, no bom e no mau sentido. Daqui algumas horas, um novo ano estará começando, e emocionalmente isso funciona como um marco importante. É bacana imaginar novas chances para nossa vida, deixando para trás o passado bom e ruim e se dando um chance de reinicio, uma nova caminhada.

Hoje não me despeço apenas de 2009, me despeço também do Blog do Octeto, um filhinho que foi criado há 2 anos atrás, pelas mentes criativas das irmãs Coimbra, auxiliadas por mim e por Luane.

De lá para cá, muitas alegrias, amizades... a coisa tomou um volume surpreendente, uma responsabilidade grande, que exige também uma postura profissional de suas diretoras.

D. Vick não está dando conta do ritmo, e se o corpo padece é a alma que sente, não é?

Dessa forma, hoje me despeço de vocês, com muita alegria por tudo que passamos juntos, e confiante que o Blog estará cada dia melhor, porque essas 3 meninas são Show (são minhas amigas, só poderiam ser maravilhosas, hahaha) e porque vocês são os melhores leitores que qualquer blogueiro poderia desejar.

Desejo um 2010 muito abençoado, feliz e pleno de saúde para todos vocês! E preparem-se, porque a temporada 2010 da F1 promete altas emoções (em todos os aspectos).

Muito, muito, muito obrigada por tudo!!!!

Despeço-me dessa fase maravilhosa da minha vida, com uma citação de Jucelino Kubischek:

"Como Valeu a Pena!"

Fiquem com Deus nesse novo ano!

Beijos da Vick

Comentários

Biba disse…
Ai Jesus, mas como????
F-1 Lady com seu humor é super gostoso de ler.... Eu adoro kkkkk
e o podcast sem vc tb será muito estranho.
Vc tem um humor sem igual no que vc escreve
Sacanagem...
Mas sei q é por uma boa causa... sua vida profissional com certeza está numa fase que precisa de muita dedicação e eu entendo o tempo q isso nos é tomado... Temos que abrir mão de algumas coisas. Espero que em breve vc volte... E que essa jornada seja de grande sucesso
Bjos!!!
Fábio Mota disse…
Vick!! Isso é notícia que se dá em final de ano?? hehehe
Brincadeira, saiba que vc fará muita falta (quem sou eu pra dizer isso??). Mas que a vida é assim cheia de encontros e despedidas.
Que seu futuro seja repleto de sonhos, realizações e muitas alegrias!!!!

Bjão!!! Feliz 2010!!!!!!!!!!!
steffany campos disse…
ahh vick saiba sempre que nao e so vc que vai sentir falta da gente a gente tambem vai sentir muita falta de vc sucesso e muita felicidade.um beijao e de coraçao.
Nessa reta final de 2009 a blogosfera mudou bastante hein.

De qualquer forma as mudanças fazem parte da vida de qualquer ser humano. Te desejo sucesso neste 2010 que se inicia, muita saúde e paz. Que Deus esteja abençoando seus planos nos novos 365 dias dessa ano que começa hoje.

Beijos!
Carol AA disse…
Vick!!!

Fiquei muito triste com a notícia. Mas, entendo que sua necessidade em privilegiar outros aspectos na sua vida. Vou sentir muita falta dos seus textos e comentários super divertidos. Desejo a você toda a felicidade e sucesso neste novo momento da sua vida. Conhecer vocês foi com certeza um dos maiores presentes que recebi em 2009. Um super beijo.
Andrea disse…
Vick, sentiremos muito sua falta, mas respeito a sua escolha, que vc seja muito feliz!!! um 2010 cheio de realizações e prosperidade!
Bjos
Andrea
Dani Rangel disse…
Vickizinha, que notícia bombástica para o final do ano. Uma pena que você tenha que abrir mão do blog, que eu sei que lhe traz muitas alegrias. Mas sei que é por motivos importantes. Aproveito para desejar boa sorte para Lud, Tati e Lu, que vocês consigam realizar tudo o que planejam para este espaço e aumentem ainda mais o sucesso do blog!
bjs, Dani
Ângela Lima disse…
Não gostei de começar meu ano com essa notícia.
:(
rsrssrsrs

Falado sério...
Espero que dê tudo certo na sua vida de agora em diante. Vou sentir falta de seus comentários e da sua presença aqui no blog.
Beijinhos e sorte em 2010.
:)
Olha quem apareceu por aqui!!!! Dani!!! Só a Vick mesmo para te fazer comentar no Octeto né menina???!! hahahaha

Apareça mais vezes, Dani!!!

Bjinhos, Tati
Marina disse…
Meu Deus!
fara muita falta...
muita paz e sucesso pra vc.
Bjooos
Marina
Thiago Raposo disse…
Nossa... odiei a notícia...

Nem sei o que escrever.... boa sorte né Vick e sentiremos saudades...

Bjos
Leticia AA disse…
Aí,gente!!Q triste isso!!!!

Vick,vc fará muita falta!!!!
Mas acredito q vc não faria isso caso não estivesse no seu limite!Espero te ver aqui pelo menos como leitora e p/matarmos a saudade de vc!!

Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!