Octeto Entrevista: Lorenzo

Oi gente! Cheguei hoje com a última participação de um leitor ou blogueiro aqui no Octeto Entrevista deste ano. Nas próximas quatro semanas, as entrevistas serão com as Diretoras do Octeto. Aguardem!

Bom, o entrevistado de hoje é o italiano Lorenzo, um fã do Iceman desde 2001, que participa de alguns fóruns de Räikkönen e que durante este ano fez questão de nos mostrar um lado da torcida ferrarista (aquele que gosta de Räikkönen), que nós fãs de Kimi fora da Itália não conhecíamos.


Esta entrevista é um complemento incrível para a de Nicole (leia aqui), publicada na semana passada e que se vocês não leram, leiam, pois vale muito a pena.

Enfim, Lorenzo responde às perguntas de forma muito direta e muito bem explicada. Adorei mesmo! E confesso, certas perguntas que fiz para ele, e para Nicole, eu não conseguiria responder, nem hoje, nem nunca.

Curtam aí, porque vale muito a pena mesmo!

1. Lorenzo, tell us a bit about you. What do you do? Where do you live?
1. Lorenzo, conte-nos um pouco sobre você. O que você faz? Onde você vive?
I'm 30 and I live in Florence, Italy. I'm a computer programmer, I work as a 3d graphics programmer in a small company. I like F1 and motorsports in general.

Eu tenho 30 anos e moro em Florença, Itália. Eu sou um programador de computador, trabalho como programador de gráficos 3D em uma empresa pequena. Eu gosto de F-1 e automobilismo em geral.
2. When and why F1 became part of your life?
2. Quando e por que a F1 tornou-se parte da sua vida?
I've been always used to watch F1 since I was a child. My parents were F1 fans and they didn't miss a GP on TV. My first clear memories of a F1 season date back to 1989-1990, so F1 has always been part of my life.
Eu tenho assistido F-1 desde criança. Meus pais eram fãs de F-1 e não perdiam um GP na TV. Minhas primeiras lembranças claras de uma temporada de F-1 são 1989-1990, então a F-1 sempre foi parte da minha vida.

3. What is your opinion about the Brazilian drivers in F1: Felipe Massa, Rubens Barrichello and now for 2010, Bruno Senna?
3. Qual é a sua opinião sobre os pilotos brasileiros na F-1: Felipe Massa, Rubens Barrichello e agora para 2010, Bruno Senna?
Felipe Massa proved to be a very fast driver. When he arrived in Ferrari, everybody thought that young guy was there only because of his manager, Jean Todt's son. He was very fast in qualifying, sometimes faster than King Schumi. In recent years, he and Kimi were very close.
I hope Massa will recover, if he'll be the same then it's not going to be easy for Alonso to beat him. Now that refueling is banned, Massa is a serious WDC contender as the starting position could be very important for the outcome of a race.
I think being the second driver when your teammate is Michael Schumacher is one of the worst situations a F1 driver can face. Barrichello “survived” the Schumi-era and was the runner-up last year. He deserves respect, in a different position (and with a different teammate) he could have easily secured at least a WDC in his Ferrari years.
As for Bruno Senna I didn't saw him racing so much. I only had the chance to watch him racing in GP2 when Pantano won the championship and he didn't impress me much. It's hard to say how he'll perform in F1, as some drivers like Hamilton or Rosberg have been good in F1, while others like Grosjean were expected to easily adapt but didn't show anything special. As for me, to read “Senna” again in the starting grid is great, but it's not fair to put a lot of pressure on the guy only because of his surname. Let him race and time will tell.

Felipe Massa mostrou ser um piloto muito rápido. Quando ele chegou à Ferrari, todo mundo pensou que o jovem rapaz estava lá apenas por causa de seu empresário, filho de Jean Todt. Ele foi muito rápido na qualificação, algumas vezes mais rápido do que o Rei Schumi. Nos últimos anos, ele e Kimi estavam muito próximos. Espero que Massa se recupere, se ele for o mesmo então não será fácil para Alonso batê-lo. Agora que o reabastecimento está proibido, Massa é um sério candidato ao Mundial de Pilotos já que a posição de largada poderá ser muito importante para o resultado de uma corrida.
Eu acho que ser o segundo piloto quando seu companheiro de equipe é Michael Schumacher é uma das piores situações de um piloto de F1 pode enfrentar. Barrichello "sobreviveu" a era-Schumi e foi o vice-campeão no ano passado. Ele merece respeito, em uma posição diferente (e com um companheiro de equipe diferente) ele poderia facilmente ter garantido pelo menos um Mundial de Pilotos em seus anos de Ferrari.
Quanto a Bruno Senna eu não o vi competindo tanto. Eu só tive a oportunidade de vê-lo correr na GP2 quando Pantano ganhou o campeonato e ele não me impressionou muito. É difícil dizer como ele vai se sair na F1, já que alguns pilotos como Hamilton e Rosberg foram bem na F1, enquanto outros como Grosjean eram esperados se adaptar facilmente, mas não mostraram nada de especial. Para mim, ler "Senna" novamente na grid de largada é ótimo, mas não é justo colocar tanta pressão sobre o cara só por causa de seu sobrenome. Deixe-o correr e o tempo dirá.

4. What do you think about women interest in F1? Is that common in Italy?
4. O que você acha do interesse das mulheres pela F-1? É comum na Itália?
F1 and motorsports in general are more popular among women in Italy than they were in the past. I think the reason is the approach of the media is different now. In the past it was only about Ferrari and the cars, while recently they are also focusing on drivers.
I suppose for those approaching F1 for the first time, it is is more interesting to support a real person than supporting a cold machine. Not everybody will become an hardcore fan, but in general the audience gets wider if people can support persons instead of cars or luxury brands.

A F-1 e o automobilismo em geral são mais populares entre as mulheres na Itália do que eram no passado. Acho que a razão é que a abordagem da mídia é diferente agora. No passado era apenas sobre a Ferrari e os carros, enquanto que recentemente eles também estão focando nos pilotos.
Suponho que para aqueles que se aproximam da F-1 pela primeira vez, é mais interessante torcer por uma pessoa real do que torcer uma máquina fria. Nem todo mundo vai se tornar um fã incondicional, mas, em geral, o público permanece mais se as pessoas podem torcer por pessoas em vez de carros ou marcas de luxo.
5. What the Italians supporters think about Jarno Trulli and Giancarlo Fisichella?
5. O que os torcedores italianos pensam sobre Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella?
People think Fisico is a decent driver, but not a very good one. The problem with Giancarlo is when he had a competitive car, his teammate, Alonso, did a better job. His recent Ferrari experience didn't help him improve his reputation among italian fans. On the other hand Jarno has been stuck in an uncompetitive car for years, but he's one of the fastest drivers around when it comes down to qualifying. Probably he's not a top class driver like Kimi or Lewis, but one of the reasons we saw the Trulli train many times is he's capable of doing amazing things on a single lap. That's why Jarno is much more respected by tifosi than Fisico.

As pessoas acham que Fisico é um piloto decente, mas não um muito bom. O problema com Giancarlo é quando ele tinha um carro competitivo, seu companheiro de equipe, Alonso, fez um trabalho melhor. Sua experiência recente na Ferrari não o ajudou a melhorar sua reputação entre os fãs italianos. Por outro lado Jarno ficou preso em um carro não competitivo por anos, mas ele é um dos pilotos mais rá
pidos por lá quando o assunto é classificação. Provavelmente ele não é um piloto top de linha como Kimi e Lewis, mas uma das razões que vimos Trulli treinar muitas vezes é que ele é capaz de fazer coisas incríveis em uma única volta. É por isso que Jarno é muito mais respeitado pelos tifosi do que Fisico.
6. What is the opinion of the Italian supporters about Fernando Alonso? How are the expectations for his arrival at Ferrari in 2010?
6. Qual é a opinião dos torcedores italianos sobre Fernando Alonso? Como estão as expectativas para sua chegada em 2010?
Nobody in Italy doubts Alonso is a top class driver. From what I see there are two factions, one “against” Alonso and another one thinking he is the driver Ferrari needs.
Those “against” Alonso don't forget he attacked Ferrari in Monza 2006 and believe Kimi deserved much more respect from the team. They point out Alonso has been involved, directly or indirectly, in the biggest scandals of modern F1. In one case, Ferrari was clearly the victim. They fear Alonso could be a problem for Ferrari if Massa showed he can be as fast as him, as he doesn't hesitate stabbing his own team .They consider Ferrari much more than a racing team and they don't like the idea a controversial driver like him driving a Ferrari by replacing Kimi.
On the other hand, those who like seeing Alonso driving a Ferrari point out he is the only driver still racing who won a WDC beating Schumacher. They refer to Alonso as a fast and passionate driver who has the ability to build a winning team around him. They think if Ferrari will give him undisputed nr.1 status, he'll be able to bring Ferrari to victory again.
For both sides, the expectations are high, as in recent years Ferrari won 3 out of the 6 crowns available. Kimi won in his first year, Massa lost a WDC at the last turn of the last race. They secured 2 WCCs out of 3. When the car was competitive, Kimi and Felipe proved to be a strong duo, helping each other when needed and being loyal to the team. That's why Alonso needs to be fast and consistent from day one.
He's been introduced by Montezemolo as the best driver around, as a winner.
Well... now he has to prove he's the best. He has to win.

Ninguém na Itália dúvida que Alonso é um piloto top de linha. Pelo que vejo, há duas facções, uma "contra" Alonso e outra pensando que ele é o piloto que a Ferrari precisa.
Aqueles "contra" Alonso não se esquecem que ele atacou a Ferrari em Monza 2006 e acreditam que Kimi merecia muito mais respeito do time. Eles ressaltam que Alonso esteve envolvido, direta ou indiretamente, nos maiores escândalos da F-1 moderna. Em um caso, a Ferrari foi claramente a vítima. Eles temem que Alonso possa ser um problema para a Ferrari se Massa mostrar que pode ser tão rápido quanto ele, já que ele não hesita em apunhalar sua própria equipe. Eles consideram a Ferrari muito mais do que uma equipe de corrida e eles não gostam da ideia de um piloto controverso pilotando uma Ferrari, substituindo Kimi.
Por outro lado, aqueles que gostam de ver Alonso pilotando uma Ferrari ressaltam que ele é o único piloto que ainda em atividade e que ganhou um Mundial batendo Schumacher. Eles se referem a Alonso como um piloto rápido e apaixonado que tem a capacidade de construir uma equipe vencedora ao seu redor. Eles acham que se a Ferrari lhe der o status de número 1 indiscutível, ele será capaz de trazer a Ferrari à vitória novamente.
Para ambos os lados, as expectativas são elevadas, já que nos últimos anos a Ferrari venceu 3 das 6 coroas disponíveis. Kimi venceu em seu primeiro ano, Massa perdeu um Mundial na última volta da última corrida. Eles garantiram dois Mundiais de Construtores em 3 disputados. Quando o carro foi competitivo, Kimi e Felipe provaram ser uma dupla forte, ajudando um ao outro quando necessário e sendo leais ao time. É por isso que Alonso precisa ser rápido e consistente desde o primeiro dia.
Ele foi apresentado por Montezemolo como o melhor piloto que há no momento, como um vencedor.
Bem ... Agora, ele tem que provar que ele é o melhor. Ele tem que ganhar.


7. How could you explain for us the difficulty people have to understand Kimi’s behavior? He’s known as the Iceman, but we know he’s not as cold as people think he is. Do you think this is cultural thing?
7. Como você poderia nos explicar a dificuldade que as pessoas têm para entender o comportamento do Kimi? Ele é conhecido como o Iceman, mas nós sabemos que ele não é tão frio quanto as pessoas acham. Você acha que isto é uma coisa cultural?
As long as a driver wins, there's no problem with tifosi. Kimi isn't a showman and after a defeat or a controversial race he doesn't attack other drivers or teams. When the car isn't competitive people get the impression Kimi is just cruising & collecting. This impression becomes stonger when italian tifosi see he doesn't complain after a bad race. They expect him to show he's disappointed, they expect him to blame somebody else. They would be mad after a poor performance, they don't understand how can he be so quiet.
They think “he doesn't blame anybody = he doesn't care”.

Enquanto um piloto vence, não há nenhum problema com os tifosi. Kimi não é um showman e após uma derrota ou uma corrida polêmica ele não ataca outros pilotos ou equipes. Quando o carro não é competitivo as pessoas têm a impressão que Kimi está apenas passeando e observando. Essa impressão se torna mais forte quando os tifosi italianos veem que ele não reclama depois de uma corrida ruim. Eles esperam que ele mostre que está desapontado, esperam que ele culpe alguém. Eles ficariam loucos depois de um desempenho ruim, não entendem como ele pode ser tão tranquilo.
Eles pensam que "ele não culpa ninguém = ele não se importa".

8. How the Italian media treated Kimi during his years at Ferrari?
8. Como a imprensa italiana tratou Kimi durante seus anos na Ferrari?
Italian media likes to talk about Ferrari, so being a Ferrari driver means everybody is always keeping an eye at you!
During the first year, and after Kimi won the title, everybody supported him. McLaren guys were the bad guys because of spygate, so it was easy to forgive a couple of poor performances by the team and Kimi, like Monza when Hamilton easily overtook him.
Things changed in 2008, as they started asking why Ferrari should pay him so much if Massa can be as fast as him. As I said, his approach didn't help. I'm sure after Canada (or Spa) everybody expected Kimi, the current WDC, to publicly attack Hamilton. They need to write something and Kimi doesn't help them to sell more copies or increase the audience. Then, there's a conflict of interest, as they don't want to upset Ferrari.
As an italian fan I respect Kimi and one of the reasons I like him is his behaviour: he's not a star, he is a driver and doesn't moan.
But hey, I'm not blind: sometimes complaining is useful, expecially if you are the WDC and you have always been quiet. He could have put pressure on Hamilton by stating he crashed into him on purpose and to drive that way in the pits is dangerous.
I guess all journalists in Italy would have supported him! :)
I understand it's not something good to say, but in modern F1 championships have often been influenced by FIA. Some decisions, expecially about technical devices like the mass damper and the double decker diffuser, seemed influenced by the opportunity to generate a closer fight (and thus more interest) instead of being taken after a neutral evaluation of such devices.
It's sad, but there's more in modern F1 than just racing. You are brazilian, you might remember Jean Marie Balestre and Prost.

A imprensa italiana gosta de falar sobre a Ferrari, então ser um piloto da Ferrari significa que todo mundo está sempre de olho em você!
Durante o primeiro ano, e depois que Kimi ganhou o título, todos o apoiaram. Os caras da McLaren eram os maus por causa do spygate, por isso foi fácil perdoar algumas corridas de fraco desempenho da equipe e de Kimi, como Monza quando Hamilton o ultrapassou facilmente.
As coisas mudaram em 2008, já que eles começaram a perguntar por que a Ferrari deveria pagar tanto por ele se Massa podia ser tão rápido quanto ele. Como eu disse, a sua abordagem não ajudou. Eu tenho certeza que depois do Canadá (ou Spa) todos esperavam que Kimi, atual Campeão Mundial, atacasse publicamente Hamilton. Eles precisam escrever algo e Kimi não os ajudou a vender mais cópias ou aumentar a audiência. Então, há um conflito de interesses, já que eles não querem atrapalhar a Ferrari.
Como um fã italiano eu respeito Kimi e uma das razões pelas quais eu gosto dele é o seu comportamento: ele não é uma estrela, ele é um piloto e não lamenta.
Mas hey, eu não sou cego: às vezes, reclamar é útil, especialmente se você é o Campeão do mundo e sempre foi quieto. Ele poderia ter colocado pressão sobre Hamilton afirmando que ele bateu nele (Kimi) de propósito, e que pilotar daquela forma nos boxes é perigoso.
Acho que todos os jornalistas na Itália teriam o apoiado! :)
Eu entendo que não é algo bom para dizer, mas na F-1 moderna os campeonatos têm sido frequentemente influenciados pela FIA. Algumas decisões, especialmente sobre os dispositivos técnicos como o amortecedor de massa e o difusor duplo, pareceram influenciadas pela oportunidade de gerar uma luta mais próxima (e, portanto, mais interesse) em vez de ser tomada após uma avaliação neutra de tais dispositivos.
É triste, mas há mais na F-1 moderna do que apenas corridas. Você são brasileiros, devem se lembrar de Jean Marie Balestre e Prost.
9. Outside Italy, I guess all Kimi fans always had the impression that the Italian fans didn’t like Räikkönen based on what was published by the media. Is this true?
9. Fora da Itália, eu acho que todos os fãs de Kimi sempre tiveram a impressão que os fãs italianos não gostam de Räikkönen baseados no que era publicado pela mídia. Isto é verdade?
As far as I can see it is not true. Many people attending in Monza saw tifosi cheering at Kimi, while Fisico didn't get the same treatment. After Massa's accident in Hungary, people realized Kimi did everything he could to secure the third place in WCC. He was fighting alone, with no further development of the car and no teammate able to score points. He looked like an hero, scoring a lot of points with such a slow and hard-to-setup car. Tifosi blamed Domenicali (and the team in general) and you could read a lot of messages in blogs, forums and TV shows supporting Kimi. Some claim they have stopped supporting Ferrari after they dumped him!
People understood Kimi is a very professional and loyal driver and the fact he doesn't complain doesn't mean he isn't pushing as hard as he can. They started loving him.

Até onde eu posso dizer não é verdade. Muitas pessoas presentes em Monza viram os tifosi torcendo por Kimi, enquanto Fisico não recebeu o mesmo tratamento. Após o acidente de Massa na Hungria, as pessoas perceberam que Kimi fez tudo que podia para garantir o terceiro lugar no Mundial de Construtores. Ele estava lutando sozinho, sem nenhum desenvolvimento do carro e sem companheiro de equipe em condições de marcar pontos. Ele parecia um herói, marcando muitos pontos com esse carro lento de ajuste difícil. Os tifosi culparam Domenicali (e a equipe em geral) e você podia ler um monte de mensagens em blogs, fóruns e programas de TV de apoio a Kimi. Alguns alegam terem deixado de torcer pela Ferrari depois que ela o demitiu!
As pessoas compreenderam que Kimi é um piloto muito profissional e leal e o fato dele não reclamar, não significava que ele não estava tentando o máximo que podia. Eles começaram a amá-lo.
10. Felipe Massa versus Kimi Räikkönen – it was an equal battle?
10. Felipe Massa versus Kimi Räikkönen – foi uma batalha igual?
Yes and no. For the first two years I don't believe there was a conspiracy against Kimi. It would be crazy to believe they hired (and paid so much) Kimi just to give Felipe nr.1 status or give him an advantage over the finn. It would make no sense at all. According to the interviews it seems something happened in the middle of 2008 season. Apparently they changed suspension and Kimi had troubles getting the best out of the car. Probably it was a genuine mistake, the fact Massa had a poor performance in Silverstone under heavy rain didn't help Ferrari realize the suspension wasn't good for Kimi. By the time they reverted to the old part, all they could do was to ask the WDC to help his teammate, as McLaren was very strong.
As for the last season, I guess they already decided to hire Alonso and when they realized the car was so slow, they just picked up the best strategies for Felipe, who proved to be able to be very close to Kimi. In a few words, I believe they started looking at 2010 season and decided to let Kimi go earlier. I don't think the cars were different, but with Felipe so fast in qualifying, a small difference in weight (a small difference in strategy) can lead to a significant difference in the race.

Sim e não. Pelos dois primeiros anos eu não acredito que houve uma conspiração contra Kimi. Seria loucura acreditar que eles contrataram (e pagaram tanto) Kimi só para dar a Felipe o status de número 1 ou dar a ele uma vantagem sobre o finlandês. Não faria sentido algum.
De acordo com as entrevistas parece que algo aconteceu no meio da temporada 2008. Aparentemente eles mudaram de suspensão e Kimi teve problemas em tirar o melhor do carro. Provavelmente foi um erro verdadeiro, o fato de Massa ter um desempenho ruim em Silverstone debaixo de chuva pesada não ajudou a Ferrari a perceber que a suspensão não estava boa para Kimi. Quando eles reverteram para a parte antiga, tudo o que eles podiam fazer era pedi-lo para ajudar seu companheiro de equipe no campeonato, já que a McLaren estava muito forte.
Quanto à última temporada, eu acho que eles já tinham decidido contratar Alonso e quando perceberam que o carro era muito lento, eles escolheram as melhores estratégias apenas para Felipe, que provou ser capaz de estar muito perto de Kimi. Em poucas palavras, eu acredito que eles começaram a olhar para temporada de 2010 e decidiram deixar Kimi ir embora mais cedo. Eu não acho que os carros eram diferentes, mas com Felipe tão rápido na qualificação, uma pequena diferença de peso (uma pequena diferença na estratégia) pode levar a uma diferença significativa na corrida.

11. Tell us about the worst and the best moment you have watched since you became an Iceman fan.
11. Fale-nos um pouco sobre o pior e o melhor momento que você já assistiu desde que se tornou um fã do Iceman.
Of course the best is the day he won the WDC.
As for the bad moments, many of them date back to 2005 but I was very disappointed in 2002, when he was about to win his first GP in France but because of oil on track he went wide and Schumi won the race (and the WDC).

É claro que o melhor é o dia em que ele venceu o Mundial de Pilotos.
Com relação aos momentos ruins, muitos deles datam de 2005, mas eu fiquei muito desapontado em 2002, quando ele estava para vencer seu primeiro GP, na França, mas por causa de um vazamento de óleo na pista ele derrapou e Schumi venceu a corrida (e o Campeonato Mundial).

12. If Kimi leaves F1…
12. Se Kimi deixar a F-1…
I'll follow him everywhere, but I hope he'll be back in F1 as soon as possible!

Eu o seguirei em qualquer lugar, mas eu espero que ele esteja de volta à F-1 o mais rápido possível!

13. If you could choose a sentence or a word in Italian to describe Kimi, which one would it be?

13. Se você pudesse escolher uma frase ou uma palavra em italiano para descrever Kimi, qual seria?
Un pilota vero, uno di quelli che servirebbero alla Formula1 di oggi e che Enzo avrebbe amato.

Um piloto de verdade, um daqueles que servem à Fórmula 1 de hoje e que Enzo teria amado.

14. If you could choose two of the nine drivers we have in our special team (Octeto Racing Team: Räikkönen, Alonso, Trulli, Coulthard, Montoya, Button, Rosberg, Villeneuve or Vettel), which drivers would be? And why?
14. Se você pudesse escolher dois dos nove pilotos que nós temos em nossa equipe especial (Octeto Racing Team: Räikkönen, Alonso, Trulli, Coulthard, Montoya, Button, Rosberg, Villeneuve or Vettel), quais seriam? E por quê?
Räikkönen and Vettel. Vettel is young, great for the media, fast and crazy enough to do amazing things (and ridicolous mistakes, sometimes). Kimi is in his 30s, he's one of the strongest drivers around and has enough experience to secure points and be a serious contender for WDC. It might be a good duo, a combination of youthness and experience with something rare in common: being blazingly fast!

Räikkönen e Vettel. Vettel é jovem, ótimo para a mídia, rápido e louco o suficiente para fazer coisas incríveis (e erros ridículos, às vezes). Kimi já está na casa dos 30 anos, é um dos pilotos mais fortes por aí e tem experiência suficiente para assegurar pontos e ser um candidato sério para o Mundial de Pilotos. Poderia ser uma boa dupla, um combinação de juventude e experiência com algo raro em comum: serem incrivelmente rápidos!

15. What do you think of a blog like Octeto Racing Team, totally made by girls?
15. O que você acha de um blog como o Octeto Racing Team, totalmente feito por garotas?
I can't understand everything as I don't know portuguese, but you post a lot of stuff and some of the videos and pics are great! I'm glad when I see fans with such a great love and dedication for F1 (and everything around F1), and the fact the blog is made by girls is also great.
Keep up the good work!

Eu não entendo tudo já que não sei português, mas vocês postam muitas coisas e alguns dos vídeos e fotos são ótimos! Eu fico feliz de ver fãs com tanto amor e dedicação à F-1 (e tudo ao redor dela), e o fato do blog ser feito por garotas é ótimo também.
Continuem com o bom trabalho!

Bom gente, foi isto por hoje. Espero de verdade que tenham gostado. Nas próximas semanas teremos mais opiniões das Diretoras do Octeto para vocês aqui no Octeto Entrevista ok?

Lorenzo, thanks a lot for accepting my invitation and for such a great interview. It was a pleasure to have you here.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Polenta disse…
Copiei algumas partes da entrevista do Lorezno e pus no meu perfil. Caso um dia precisarem, eu sei italiano, me diponho a ajudar ;). Beijo gurias!
Manu disse…
Ótima entrevista com Lorenzo. Muito muito muito...^^

=*
oi Mari! Beleza, pode ajudar então, porque como ele não traduziu para o inglês a frase dele, eu usei o google translator para ajudar...hahahaha...Se estiver errado, por favor, pode me falar que eu arrumo no texto. Obrigadinha!

bjs, Ludy
José Renato disse…
Esse cara fala pa carai!!!!!
Aí comecei a passar. Até que novamente vi a foto do "bad lucky" hehehehehehehe
Marcelo Costa disse…
Muito legal a entrevista com o Lorenzo! Bom saber como é a opinião de um italiano sobre a Ferrari e a F1. Pra mim o que falta a anos é as equipes darem mais "espaço" aos pilotos na hora de questionar sobre o desempenho dos carros durante a temporada, foi isso que faltou ao Kimi na Ferrari em 2008! Ate 1983 o piloto era quem fazia a "telemetria" do carro na pista(bundinha de veludo) eles quem passavam as informações aos engenheiros e mecânicos, no mínimo era 50% mérito do piloto! Hoje fica tudo mais na "mão" dos engenheiros, desde 1984 a F1 usa obrigatóriamente computador de bordo no carro(e pergunto: quantas vezes a maclaren "roubou" na primeira parte da era moderna-eletrônica na F1? Quantas vezes usaram "chips turbinados" para vencer e dominar a F1 nos anos 80? Lembre-se que a informática era pouco conhecida, podia se "burlar" facilmente o regulamento! Os títulos de Prost e Senna foram, limpos? Depois do caso de espionagem em 2007 na Mclaren, sabendo do que é capaz Ron Dennis questiono sobre todos os títulos ao comando de Ron Dennis, lembram-se no começo desse ano da trapaça do Hamilton/equipe na Austrália?). Por outro lado hoje em dia poucos notam o talento dos pilotos, um volante de F1 tem multi-funções, quantas vezes eles mudam o "mapeamento" em uma única volta na classificação? Imagina fazer isso em mais de 50 voltas, antigamente o piloto só se concentrava na pilotagem e pouco mexia nos comandos! Se antes eles trocavam a marcha na "mão" e se cansavam mais, hoje o F1 provoca mais força G nas curvas exigindo mais do físico dos pilotos, haja pescoço e quanto mais rápido o carro é, mais habilidade o piloto tem que ter! No caso do Kimi em 2008 ficou claro que ele não se sentiu bem com o carro, acredito que a "arrogância" dos engenheiros ao verem os resultados com o Massa melhorando, possam ter achado que Kimi estava relaxando na condução do carro ou nos ajustes,puro engano, bastou Kimi pedir para usar a suspensão velha que Kimi "voou" em SPA na Bélgica(pena que choveu no final da prova, e tudo virou loteria, mas como Kimi disse: Era tudo ou nada!)Lembrando que Kimi fez pódio nas últimas 3 corridas em 2008. No que diz: "Por que a Ferrari deveria pagar tanto por ele em 2008 se Massa podia ser tão rápido quanto ele".Ora, porque Kimi em 2007 ganhou o campeonato de "virada", coisa que Massa não o fez em 2007,2008( Se a Ferrari errou, Massa também tem sua parcela de erros, ganham ou perdem juntos). Mas Kimi sempre teve seu salário alto antes mesmo de entrar na Ferrari, ele disputou títulos com os melhores dessa década, Schummy em 2003 e Alonso 2005, os dois vices-campeonatos do Kimi ele conseguiu brigando pelo título e não por ter o melhor carro e apenas marcar pontos como foi o caso do Rubinho em 02/04, se Kimi "peitou" Schummy e Alonso é porque ele esta entre os melhores da F1, Kimi sempre foi o piloto "explosão" de pura velocidade na Mclaren, na Ferrari ele mostrou mais sangue-frio e isso ajudou a ser campeão em 2007, derrotando a equipe Maclaren, que tinha duas feras, Alonso e Lewis.
Ótimas entrevistas!! Tanto a do Lorenzo quanto da Nicole!!

Muito legal conhecer a visão de pessoas de outros países!!

Adorei!!

Bjinhos, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!