Semana Kimi Räikkönen 2009 by Ice-Ludy

Para encerrar os posts da Semana KR hoje, deixo com vocês a segunda parte do post de frases que selecionei sobre Kimi, agora a partir do site de Evenstar Saima, o KRS.

Depois de traduzir todas estas frases, a sensação que tenho é de orgulho, pois esta pessoa que todos descrevem eu consigo enxergar perfeitamente.

Stirling Moss - ex-piloto de F-1
"Muito francamente, Kimi Raikkonen é o piloto mais rápido no mundo”.

Amigos de infância ou melhor, aqui adolescência - Toni e Kimi

Toni Vilander - piloto e amigo de infância
“Eu conheço Kimi desde que fazíamos parte de um pequeno bando de moleques que brincavam de kart pela Finlândia... Uma coisa que sempre foi a mesma é que eu não acho que eu já soube dele se envolver em política ou falar mal sobre outros pilotos. Isso é uma conquista quando você está no topo e você tem todas essas pessoas pegando no seu pé por cada palavra que diz”.

Todt e o abraço do título. Notem Trulli sorrindo no catinho. Amo esta cumplicidade entre octetes.

Jean Todt - antigo chefe de equipe
“Ele é um rapaz autêntico e sincero. Eu sempre gostei dele, tanto como piloto e, em termos da forma como ele é fora do cockpit, permanecendo sempre o mesmo, o que é difícil no mundo da Fórmula 1”.

O primeiro chefe de equipe de Kimi na F-1

Peter Sauber - antigo chefe de equipe
“Eu vi que a mesma qualidade que me atraiu em Kimi - a sua determinação de aço - foi também a razão pela qual eu o perdi”.

Sergio Rinland - Engenheiro Chefe em Designer da Sauber
“Eu olhei nos olhos dele e pensei: 'Eu vi esse olhar antes. E eu sei onde eu vi esse olhar antes. E isso me deu arrepios quando me lembrei que olhar. Era Senna”.

Willy Rampf - diretor técnico da BMW Sauber
“Durante sua primeira temporada de F-1 com a Sauber, ele concentrou-se no que estava fazendo. Mesmo se nós perdíamos algum treino por causa de um problema técnico, ele nunca entrou em pânico. Estava claro desde o início que ele era especial... Ele sabia exatamente o que ele precisava para fazer o carro rápido”.

Kimi e Chris, o engenheiro com quem ele foi campeão

Chris Dyer - Chefe de Engenheiros de pista da Ferrari
"Ele tende a não se distrair com o que está acontecendo ao redor e ele se foca em no trabalho que estamos fazendo. É muito mais uma percepção do exterior que ele não está focado - nós não vemos isso. Quando ele está no carro, nas reuniões, nas reuniões de balanço, ele está sempre no trabalho e muito focado”.

“Kimi é mais descontraído do que Michael, e menos preocupado com detalhes técnicos. Se aparecermos com uma nova peça, Kimi vai dizer: "Vamos jogá-lo e ver o que acontece"; Michael gostaria de saber o que os testes de simulação disseram. Com Kimi, o que você vê é o que ele é: ele nunca faz jogos. Mas na pista, ele é muito forte mentalmente. Ele não é afetado pela pressão”.

David, o "pai" inglês de Kimi, como ele mesmo se intitula

David Robertson - empresário
“Lembro de ter lido um livro sobre como parar de se preocupar e começar a viver e eu pensei que depois de ter conhecido Kimi por um tempo muito curto que ele mesmo poderia ter escrito este livro. Isto vem naturalmente para ele”.

De azul, JJ Lehto - Austrália 2009
JJ Lehto - ex-piloto de F-1 e atual comentarista da MTV3 (Finlândia)
“Ser quieto é a maneira como ele lida com o paddock. É diferente quando ele está longe com seus amigos ou passeando com seu barco. As pessoas têm a ideia errada de Kimi porque ele não fala muito, mas ele pensa muito, tem um coração grande, e é muito inteligente”.

GP do Japão 2005

Ron Dennis - ex-chefe de equipe da McLaren
"Kimi é tão inacreditavelmente calmo que eu acho que este aspecto de sua personalidade ultrapassa até mesmo Mika. Ele não é perturbado por nada”.

Luca Colajanni - Chefe de comunicação da Ferrari
"Com a imprensa, Kimi é quem ele é. Ele é muito honesto - é difícil encontrar um piloto que admite seus erros tão sinceramente como Kimi faz".

"Kimi é uma pessoa muito direta. É claro, ele não é o maior amante de comunicação e interação com a mídia, mas ele sabe que é parte do seu trabalho e ele o faz com profissionalismo e respeito”.

Alex Wurz - antigo companheiro de equipe
"Eu sempre o achei honesto e direto - uma pessoa muito transparente, que é muitas vezes incompreendido. Eu acho que ele tem um bom foco. Porque as coisas não estão indo tão bem para ele, você não deve dizer que ele tenha perdido o foco ... Kimi ainda é o piloto mais rápido do planeta”.

Heikki Kulta - jornalista do jornal finlandês Turun Sanomat
"Toda sua vida ele não tem se importado com o que as pessoas pensam sobre ele. Uma das melhores coisas que ele pode fazer é superar as coisas ruins muito rapidamente. Ele pode levar apenas no máximo de cinco a dez minutos, depois ele esquece e concentra-se no próximo desafio. Isso é raro”.

Martin Whitmarsh - chefe de equipe da McLaren
"Eu sou um grande admirador de Kimi e eu não posso acreditar que ele vai se aposentar. As pessoas criaram essa especulação, e conhecendo Kimi um pouco, ele não vai ficar preocupado sobre como corrigir isso. Então, isto cresce, não é? Ele é um grande campeão do mundo e na minha opinião ele vai desejar suas chances de ganhar um pouco mais”.

“Kimi é um piloto fantástico, e eu gosto dele e o conheço bem. Ele esteve com a equipe por cinco anos. Ele é rápido, ele é comprometido e o conhecendo, eu acho que provavelmente estará mais comprometido ainda em bater a Ferrari no futuro. Todos esses são atrativos nele. Kimi não é político. Ele é absolutamente direto - o que você vê, é o que ele é. E acima de tudo sabemos que é um piloto vencedor. Acho que ele tem sido subestimado tecnicamente. Trata-se de um piloto muito bom, e eu acho que ele se encaixaria bem no nosso time, se nós optarmos por este caminho”.

Gené e Kimi - Madonna di Campiglio 2009

Marc Gené - piloto de testes da Ferrari
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade e agradecer a Kimi Räikkönen pelo trabalho fenomenal durante os 3 anos em que ele esteve conosco. Ele vai deixar a Ferrari após a temporada terminar, mas deixa de um modo que todo mundo está de bom humor. Ele não é apenas um piloto de ponta, o que está claro, ele é muito mais: um piloto único. Ele está pilotando muito bem no momento. Como pessoa Kimi é muito especial. Ele sempre foi do jeito que é e ser um piloto na F-1 não o mudou nem um pouco. Eu tenho uma relação muito boa com Kimi. Costumamos sair para comer juntos. Ele é uma daquelas pessoas com quem você pode conversar sobre todos os tipos de coisas, não apenas o nosso trabalho. Eu, pelo menos, sentirei falta dele quando começar a trabalhar na próxima temporada.Seria uma grande perda para a F1 se Raikkonen não estiver no grid de largada em 2010".

Kimi e Andrea, seu atual engenheiro

Andrea Stella - Engenheiro de corrida de Kimi
“Eles dizem que ele é uma pessoa fria, mas quando ele venceu o Campeonato Mundial em 2007, na última corrida, eu o vi chorar”.

"Kimi foi capaz de fazer tantas coisas ao volante que os conselhos de nossos engenheiros não teriam sido de ajuda lá. Nesse sentido, Kimi é melhor do que Michael Schumacher. Quando eu estava trabalhando como engenheiro de dados de Michael sempre tinha de lhe dizer com precisão como ele poderia pilotar mais rápido em diferentes curvas de acordo com o computador. Com Kimi você não precisa deste tipo de aconselhamento. Ele encontra as soluções por si só”.

Norbert - Dezembro de 2006 - Despedida da McLaren

Norbert Haug - chefe da Mercedes
“Refletindo sobre nossa cooperação que foi de cinco anos, eu acho que foi algo positivo. Nós deveríamos ter vencido pelos menos dois campeonatos. Eu tenho que dizer que perdemos em 2003 por dois pontos, mas muito por conta de problemas de motor, portanto sem isto ele poderia ter vencido. E, em 2005, ele poderia ter vencido, também. Os motores naquela época não eram tão bons e confiáveis quanto hoje. E ter Kimi vencendo dois títulos durante o tempo em que correu conosco seria algo justo para ele. Sempre tivemos uma boa relação, e tenho certeza de que ele dirá o mesmo ao meu respeito”.

Com Nico, em algum GP de 2008

Nico Rosberg - piloto da Williams
“É totalmente inacreditável que a equipe tenha se desfeito de Kimi embora ele tivesse um contrato. Tem de haver um monte de dinheiro em jogo uma vez que Kimi ganha corridas e ainda assim seu contrato foi rescindido. Você tem que pagar o salário e a multa e tudo o mais que vier com isto. Isto não parece ter abalado o Kimi. Para qualquer outra pessoa teria sido uma coisa realmente difícil aceitar que a equipe não quer mais você e está disposta a pagar muito dinheiro para isso. Kimi não parece se importar com nada. Essa é a sua força. Se tivesse acontecido comigo teria sido muito difícil”.

Com David, no início de McLaren, aprendendo

David Coulthard - ex-piloto de F-1 e atual comentarista da BBC
“Seria uma perda se Kimi saísse da F-1 para o Rally. Ele é um personagem, mesmo quando está quieto. Kimi é um introvertido. Ele é um grande, grande piloto, mas ele não vai motivar um grupo de 600 funcionários... A McLaren seria o melhor lugar para ele porque ele é rápido, mas não comercial. Lewis Hamilton está lá para isto, e eu quero ver Lewis contra Kimi”.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Legal essa ideia de compilar oq o povo fala sobre Kimi. legal, mesmo.

Na parte que me toca fiquei feliz com a declaração do Nico. Eu não tinha lido essa. Legal ele admirar isso no Kimi tb.
Eu acho o máximo a força de Kimi, apesar de achar que ele sente o cutuco ele é forte e não dá aos outros o gostinho de vê-lo sentindo. Invejo essa força.

Tá linda semana de Kimi! É um evento no Octeto e merece sempre todos os elogios.

Emocionante ler as respostas das pessoas e suas histórias de vida.

No final das contas oq nós levamos de toda essa coisa de F1 são os amigos que fazemos. Nos tempos idos era por cartas e hj, pela internet. Mudaram os meios, mas as amizades seguem fortes.

Bjus, Lu M
Micael disse…
Nossa, fantástico Ludy!
Tenho que dizer, obrigado por esses posts!
Só faz a gente sentir mais orgulho de torcer.
A semana KR tá show!
Abay disse…
Brilhante!!! sensacional!!
como disse o Micael, o nosso orgulho só aumenta!

bjos
Manu disse…
Ah muito bom Ludy, muito bom! Tá bela a semana!
*Adorei a foto em q aparece Trulli sorrindo! Viva Trulli!*

=*

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!