Octeto Entrevista: Fátima Rufino

Oi gente! Hoje é dia de mais um leitor ser entrevistado aqui no Octeto, e esta pessoa querida é Fátima, minha amiga do Ceará!!!

Fátima já é de casa, uma amiga super alto astral e muito simpática. Sempre que conversamos são longas horas muito divertidas nos encontros do IC e pelo msn. Foi uma excelente entrevista e tenho certeza que vocês vão curtir tanto quanto eu.

Diretamente do Ceará para o Octeto

1. Quem é Fátima? Fale-nos um pouco sobre você.
Meu nome é Fátima Rufino, tenho 21 anos, faço faculdade de História e sou louca por Fórmula 1. Moro em Fortaleza, no Ceará e adoro esportes, desde que devidamente emoldurados pela tela da TV ou do computador. Até já pratiquei alguma coisa, mas hoje, infelizmente, estou entregue ao sedentarismo. Amo música, leitura, um bom filme, não vivo sem minhas séries e sem internet, e não consigo me controlar quando começo a escrever...

O ídolo em 2003

2. Para qual piloto e/ou equipe você torce?
O dono da minha torcida é o piloto finlandês da Ferrari, Kimi Matias Räikkönen, também conhecido como Iceman. Quando comecei a gostar de F1 me apaixonei pela McLaren, equipe do Kimi na época, mas tive uma tremenda desilusão com essa equipe em 2007. Também sempre admirei a Rossa. Peguei o período de domínio da Ferrari/Schumacher e, por mais que me desse raiva às vezes, não tinha como não admirar uma equipe que ganhava tudo (Repararam o tempo verbal? Pois é, passado, quem diria!).

3. Quando e por qual motivo a F-1 entrou em sua vida?
Depois da morte do Senna, quando eu tinha 6 anos, ninguém mais assistia às corridas na minha casa, então, do nada, mais ou menos em 2003, eu passei a reparar nas corridas aos domingos pela manhã. O motivo eu não sei dizer. Mas sei muito bem porque continuei vendo F1: torcer por Kimi Räikkönen. Depois eu fui me apaixonando pelo esporte, e sou assim até hoje...

Mulher também entende de F-1

4. Você acha que nós temos uma percepção diferente da F-1 por sermos mulheres?
Sim, sem dúvida. Nós, mulheres, podemos entender tão bem da parte “técnica” da coisa quanto qualquer homem, mas também somos sensíveis o suficiente para reparar em outros detalhes, como no mundo dos pilotos, do glamour, das fofocas, e sem nenhum peso na consciência por isso. Tudo na vida tem vários lados, vários aspectos, a F1 não é diferente. Além disso, acho que nós também criamos um carinho especial pelos pilotos mais facilmente. Eu amo F1 e sou fã do Kimi, antes isso era muito misturado na minha cabeça, mas acho que hoje consigo diferenciar bem as coisas. Talvez seja até mais difícil para os homens expressar uma torcida especial por um piloto...

5. O que você acha do preconceito de que o sexo feminino só curte corridas pela beleza dos pilotos?
Bem, acho que essa mentalidade ainda existe, mas as mulheres provam a cada dia que, me desculpem os que pensam assim, isso é coisa de quem não tem o que falar quando vê que uma mulher saca mais de carros do que você. O blog do Octeto, assim como outros são provas cabais de que as mulheres também podem gostar e entender, muito, de velocidade. Agora, que culpa temos nós se, no meio de todo esse universo do automobilismo, surgem criaturas como Kimi Räikkönen, Fernando Alonso, Jenson Button, Nico Rosberg, Villeneuve...? Enfim, a gente adora as corridas e torce pelos caras, e se eles são bonitos, o jeito é admirar esse aspecto também. Fazer o que? Até porque, se for só para ver a beleza dos pilotos, não vale à pena assistir a quase duas horas de corrida e não ver nem o branco do olho de nenhum deles! Muito menos acordar de madrugada para assistir ao treino classificatório, como eu, as leitoras e as meninas do Octeto fazem!

The Iceman...Malásia 2009

6. Você torce por um piloto que não é brasileiro. Como você lida com o preconceito que isto acarreta?
Ah, sinceramente nem gosto de discutir mais esse assunto. É bem simples, até: torço por um piloto, uma pessoa, não um passaporte. Além do que, o fato de alguém ter nascido no mesmo país que eu não o torna melhor que o resto do mundo. Mas infelizmente, tentam nos empurrar um tal “patriotismo” que se resume a torcer por pilotos brasileiros, como se um título Fórmula 1 fosse resolver os problemas do Brasil. Não precisa nem mencionar quem tenta fazer isso...

7. Se você pudesse escolher um GP para assistir ao vivo, qual seria o seu escolhido?
Um só é impossível, eu sonho com Mônaco, Spa e talvez Interlagos. Mônaco pela tradição e glamour, sei lá, parece que os pilotos ficam mais perto de nós, dá uma inveja daquelas pessoas tomando sol na sacada e vendo os carros passando... Spa pelo desafio que é, a velocidade, é onde eles vão no limite. Além de ser um circuito especial para os fãs de Kimi Räikkönen. Interlagos é diferente, queria muito ter estado lá em 2007, mas se alguém tiver ingressos sobrando para 2009...

Kimi...precisa mais?

8. Defina Kimi Räikkönen.
Autenticidade, sinceridade, caráter. Velocidade, frieza, eficiência. Para mim, estas são as principais características de Kimi fora e dentro das pistas. E também as que mais admiro. Uma vez, ouvi certo narrador falando que o Kimi não dava nem bom dia aos mecânicos. Não sei se isso é verdade, mas tenho certeza de que se ele não faz isso, também não sai por aí vendendo simpatia diante das câmeras para posar de bom moço. Pelo simples fato de que ele não se importa com o que podem pensar ou falar dele, ele simplesmente age como acha que deve agir. Kimi é verdadeiro. Fala o que pensa, mas só quando acha que tem que falar. Acho que existem poucos como ele na F1, se é que tem mais alguém.

9. Qual dos octetes, além de Kimi te chama mais atenção? Pode ser por uma qualidade ou algo que você não goste.
Com certeza Fernando Alonso. Por mais que em 2005 tenha sido complicado para os fãs de Kimi ver Alonso herdar algumas corridas do Iceman, é impossível não reconhecer o talento e competência do espanhol. Em 2006 então, com Kimi fora da briga, impossível foi não torcer, e muito, por ele. Lembro de vibrar como há muito não fazia no GP do Japão de 2006, se não me falha a memória, com a quebra do motor do Schumacher e o bicampeonato do Alonso quase garantido. É claro, torcer contra Michael Schumacher era sempre um prazer. Aqui em casa também tem uma fã do Alonso, minha irmã, mas ela é fã DO ALONSO, não de F1, então é bem tranquilo.

IC - fãs do Iceman aqui no Octeto

10. O que significa o Iceman’s Club (IC) para você?
Se eu fosse definir em uma palavra seria “abrigo”. O IC é onde eu encontro outros fãs do Iceman, onde nós podemos falar de Fórumla 1, do Kimi, e de muitas outras coisas mais... É onde eu posso interagir com outros fãs do Gelo, o que, pessoalmente, é bem mais difícil. É muito bom passar madrugadas conversando com o pessoal do IC – e da AA também -, os “encontros” são sempre muito proveitosos. Ah, fora a oportunidade de bater papo com gente do Brasil inteiro, o que é muito legal!

11. Qual a maior lição que você aprendeu como fã de Kimi?
Ah, sem dúvida a não desistir nunca! Acho que o Kimi poderia até estrelar aquela campanha do governo se fosse brasileiro! Mas não foi só isso não, aprendi que mesmo quando tudo parece que vai mal, você ainda pode dar a volta por cima. Que não se deve dar ouvidos a todas as criticas. Que as pessoas às vezes sabem ser cruéis sem motivo nenhum. Mas acho que o principal foi ver como ele sempre se manteve fiel ao seu caráter e sua personalidade. Isso não tem preço.

Octeto Racing Team

12. Como você conheceu o Octeto Racing Team?
Foi através do blog do Capelli que eu entrei pela primeira vez. Mas com certeza foi a semana Kimi Räikkönen que me conquistou.

13. Somos quatro personalidades diferentes aqui no Octeto. Juntas, personalizamos o blog. Como você, leitora, enxerga cada uma das “diretoras de equipe” mais loucas do mundo do automobilismo?
Bem, como leitora assídua do blog desde o comecinho de 2009, acho que já deu para perceber umas “coisinhas”. Acho que as meninas também têm muita coisa em comum, por isso vou tentar isolar uma característica para cada uma, não que essas mesmas não sejam compartilhadas por elas... Enfim, vocês entenderam... Hum, a Ludy é a pessoa que consegue expressar em palavras boa parte dos meus sentimentos como fã do Kimi e de Fórmula 1. Eu já não me sinto tão sozinha nesse aspecto! A Tati passa uma paixão quando fala de F1 ou do Alonso que simplesmente me contagia. Quando vejo alguém falando do espanhol, não tem como não pensar nela! A Vick me parece que sabe curtir bem o lado mais light do esporte, aí eu lembro de como isso tudo também é divertido. Fórmula 1 também é coisa de menina! A Lu se dedica ao Nico de um jeito que me emociona, eu percebo muito carinho nos posts que ela faz direcionados a ele. Acho que ele ficaria orgulhoso em saber que tem uma fã como ela!

14. Conhecendo as meninas do Octeto e os octetes, que característica você acha que cada uma de nós tem em comum com seu piloto preferido? Por exemplo, o que eu, Ludmila tenho em comum com Kimi ou com Jacques? Tatiana com Alonso, Vivian com Jenson e Luane com Nico?
Para responder a esta pergunta vou levar bastante em consideração os podcasts do Octeto! A Luane me parece bem “diplomática” e o Nico é sempre tão educado que acho que os dois têm um perfil meio “conciliador”. A Vick é simpatia pura, assim como Jenson, amigo de todo mundo, acho que os dois sabem curtir a vida na boa com todo mundo. A Tati é passional assim como o Alonso. Não tem como ficar indiferente diante das defesas que ela faz do seu piloto ou de suas opiniões sobre F1. A Ludy tem em comum com o Kimi a sinceridade, dizer o que pensa sem medo do que os outros vão pensar. Hipocrisia passa longe dessa dupla.

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua forma de ver a F-1?
Vou resumir mais ou menos o que já disse até aqui: o blog de Octeto, bem como suas idealizadoras, tem uma forma totalmente apaixonante de tratar esse esporte. Esse é um blog de fãs, por definição, e eu sou uma fã, de Fórmula e de um piloto, por isso me identifico bastante com o que encontro aqui. Mas, mesmo cada uma tendo sua torcida declarada, respeito é algo que não falta no Octeto. É claro que elas fazem umas brincadeirinhas, sendo meninas venenosas como são, mas nada que deprecie a imagem de ninguém. Acho que a cobertura da imprensa brasileira na F1 poderia aprender muito com este blog. Enfim, Fórmula 1 era quase um prazer solitário pra mim antes de conhecer o Octeto, e aqui eu encontrei muita gente com quem compartilhar essa paixão, esses estranhos hábitos que os fãs de F1 cultivam...

Experiência única...

16. Como será a F-1 sem Kimi Räikkönen?
Acho que não poderia ser feita uma pergunta mais difícil e eu respondo da forma mais sincera possível: eu não sei. Minha história na F1 está irremediavelmente ligada a Kimi Räikkönen, foi ele quem me fez perseverar em acompanhar as corridas e me apaixonar pelo esporte. Sinceramente não gostaria de me despedir de Kimi como piloto de F1 tão cedo, não sei se estou preparada para isso, mas é um momento inevitável. Como já disse, sou apaixonada por esse esporte, pelo ronco dos motores, tenho certeza de que continuarei acordando cedo, ou não dormindo, depende do caso, para acompanhar as corridas, mas daí a dedicar tamanha torcida a outro piloto, não tenho certeza. Aliás, acho até bem difícil de acontecer. Kimi Räikkönen é uma experiência única.

É é isto galerinha!!! Espero que tenham curtido, porque eu adorei!

Obrigada pela entrevista Fátima, adorei!!! Obrigada pelo carinho e por tudo!!!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Unknown disse…
Otima entrevista Fatima gostei muito como sempre entre a AA e o Iceman club esse pilotos podem ficar bem orgulhosos de suas fas..Parabemnsssssss
Carol AA disse…
Esse IC é chique demais sô!

Fátima (a historiadora mais famosa do Ceará)!!!

Adorei sua entrevista. Sempre gostei dos seus comentários. Menina, você é cearense? Que tudo! Morro de vontade de conhecer sua terra.

Beijo grande,

Carol


P.S.:convida a sua irmã para participar da AA. Nosso muso está precisando de uma torcida extra e boas vibrações.
Andrea disse…
Fátima, muito boa sua entrevista...assim como vc eu também era muito solitária antes do ORT, do IC e da AA...também adoro nossos bate-papos...vc é ótima!!!!

Bjos.

Andrea
Bia disse…
Fátima amei sua entrevista!!!muito gostosa de ler...engraçada e inteligente, kimi merece torcedoras como vcs e tenho certeza que ele continuará com força total em 2010!!! e concordo com a Carol manda a irmã para a AA, nós somos muito acolhedoras!!!
Ludy menina!!! o IC é tudo de bom!!! bjinhos
Fátima disse…
Javi, obrigada pelas palavras!!!

Carol, pois espero q vc venha mesmo, e me avisa pra eu te levar pra comer tapioca... hehehe

Andrea, acho que o Octeto, IC e AA são um porto seguro pra nós...

Bia, obg e vou mandar minha irmã pra a AA sim, como sugeriu a Carol.

Bjos
Aliás, um cheiro a todos!!!
Manu disse…
Chegando meio atrasada mas recuperando o tempo perdido.
Fátima, companheira de profissão hehehehe! Ótima entrevista! Adorei! Parabéns pelas respostas. ^^
bjus a vc!
Lili disse…
ótima entrevista Fátima e muita força para vcs(torcedores do Iceman) e também para o Kimi, melhor nem imaginar a F1 sem ele, uma enorme perda com certeza. bjinhus Lili
Fátimaaaaa!!!!!!

Mais uma linda entrevista!!!
Parabéns!!!

A AA e IC estão juntos na luta por Kimi e Alonso!!!!hehehe

E Fátima fala com a sua irma que a AA está de braços abertos para ela!!!! Carol falou certo, Alonso precisa de mais torcida do que nunca!!!hehehe

E obrigada por tudo!!!Vcs falam tantas coisas lindas para gente!! Nossa... gracias de coração!!!

Bjinhosss, Tati
Fátima disse…
Manu, Lili e Tati, obrigada pelas palavras, mesmo!!!

Bjos!!!

Ah, já recomendei a AA pra minha irmã, ok. ;)
Fran disse…
Valeu, irmãzinha!!!

dizendo que eu só gosto do ALONSO, ei meninas eu também gosto de f1, viu!!! Eu só não olho muito pros motores, só pros pilotos, em especial vocês já sabem.

bjs
Fran...seja bem-vinda!!!! Faça parte do grupo aqui menina, a gente se diverte à beça!!! hehehehe... E se vc gosta de F-1 e pilotos bonitos o Octeto é o lugar!!!

bjs, Ludy
Fátima disse…
Ai, essa minha irmã!!!

Bjos, maninha!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!