Octeto entrevista: Javi

Olá pessoal! Hoje é dia de convidado internacional no Octeto Entrevista. E ele vem lá da Espanha.

Javi, um leitor muito querido, fã de Fernando Alonso e que adoraria ter corrido com lendas da F-1 como Gilles Villeneuve, Niki Lauda, entre outros.

O papo foi ótimo gente, confiram, porque vocês vão amar. E Javi, parabéns pelo seu português.

Javi, nosso leitor espanhol

1. Quem é Javi? Fale-nos um pouco sobre você.
Sou Javier, 45 anos, mas apresento 44, rsrsrs. Nasci e moro em La Coruña, España.Tenho um bar-café e gosto de Fórmula 1 e futebol.

O ídolo

2. Para qual piloto e/ou equipe você torce?
Fernando Alonso. Piloto muito talentoso e espanhol posso pedir mais? De equipes a Ferrari pela história, por Don Enzo Ferrari e porque sempre tem os carros mais bonitos.

Uma admiração...

3. Quando e como começou a se interessar por F-1?
Quando era criança e viajava de carro com meu pai, se algum carro o ultrapassava com muita velocidade ele falava “tá com pressa seu Fittipaldi?”. Achei o nome engraçado e fui descobrir quem era na tv. Na época os acidentes mortais na Fórmula 1 eram muito frequentes e na minha cabeça de criança eu achava que aqueles pilotos eram uns heróis meio doidos.

4. Qual foi a maior emoção e a pior decepção que você já sentiu com a F-1?
Sem dúvida a maior emoção foi no ano 2005 quando um espanhol, sendo apenas um menino ganhou o campeonato pela primeira vez, desbancando um certo alemão que eu não gostava nenhum pouco, na verdade foi algo inesquecível. A pior, eu não vou ser muito original, mas é a que eu sinto, foi não ver o Senna sair do carro. Na verdade aquele foi um GP esquisito, daqueles que colocam dúvidas em você de voltar a assistir um esporte desses. Batida do Rubens, morte do Ratzenberger, todos os pilotos reclamando, ninguém fazendo nada, público ferido na largada e para arrematar, morte do Senna. Inacreditável.

5. Qual época da categoria você gostaria de ter vivenciado, mas não teve a oportunidade?
Nenhuma, acho que a melhor época da Fórmula 1 eu já vivi, desde os 80 até o começo da década dos 90. É só olhar os nomes que tem em esses anos e os duelos que aconteciam na pista: Senna-Prost, Senna-Mansell, Piquet-Mansell e por aí vai.

6. Quais as características que um piloto deve ter para ser campeão do mundo?
Tem pouco tempo vi uma entrevista com um engenheiro da Renault que dizia que se você coloca todos os pilotos em um circuito exatamente com o melhor carro, a diferença entre o melhor e o pior não passaria de 0.5 segundos, quer dizer que rápidos todos são, então são “pequenas” diferenças que tem entre um campeão e os outros. Inteligência e conhecimento para saber tirar tudo do equipamento que tem e de sua equipe. Ser constante, porque é impossível ganhar todas as corridas, mas sempre tem que ficar lá, bem acima. Cabeça muito forte para saber lidar com a pressão, para não cometer erros, para poder decidir em milésimos de segundo a 300 km por hora, qual é a melhor opção.

7. Quem foi o maior piloto da história da categoria. E por quê?
É difícil falar quem é o melhor. Se olhar os números e estatísticas tem grandes pilotos, mas também tem outros que foram muito grandes sem muitos números e inclusive sem nenhum. Mas se eu tenho que escolher o que mais emoção me fez sentir e o que mais vezes me fez pular da cadeira, sem dúvida alguma, esse foi Ayrton Senna da Silva.

8. O que a F-1 tem que as outras categorias do automobilismo não têm?
Eu acho que em termos esportivos a Fórmula 1 tem um nível de exigência física e mental que não tem nas outras categorias nem em outros esportes. No resto ela tem de tudo a mais, os melhores carros, os melhores pilotos, glamour para dar e receber, dinheiro em caminhões, mas esse só para receber... rsrs

Emerson em ação

9. Se você fosse piloto, que GP gostaria de vencer e em que época gostaria de pilotar?
Só ia ganhar um? Eu não ia ser tão ruim assim não, eu ganharia no mínimo três, Mônaco, Spa, e Monza. Eu correria de 1980 a 1992 e na minha frente no grid estariam Fittipaldi, Gilles Villeneuve, Prost, Senna, Lauda, Mansell, Piquet, Arnoux. Sim já sei que é impossível estes nomes no mesmo grid, mas o sonho é meu e coloco quem eu quiser tá bom? Rsrsrs...

10. O que você acha que vai acontecer com a F-1 nos próximos anos? Como você vê o futuro da categoria?
Na verdade estou muito preocupado com isso, se deixar o Moxley acaba com tudo com certeza. Ele está cheio de raiva, ódio e rancor, só assim para explicar todas as burrices que ele faz contra tudo e todos. O futuro da Fórmula 1 passa por jogar ele fora e parece que as equipes sabem de isso, tomara que fiquem bem unidas e consigam, torço por isso.

O espanhol

11. Como espanhol e torcedor de Fernando Alonso o que você poderia nos falar sobre a imagem do bicampeão aí na Espanha?
O verdadeiro fã de Fórmula 1 sabe muito bem o que o Alonso conseguiu e dá muito valor a isso. Depois de toda a vida sem um piloto competitivo neste esporte ele consegue fazer história e ganhar e não só uma vez, mas duas. Em 2005 depois de ganhar o campeonato ele falou que dedicava o título a sua família, seus amigos que ajudaram muito a ele, aí teve um povo e inclusive uma imprensa que ficou revoltado, reclamando que eles também queriam gratidão, o mesmo povo que antes de 2005 nem sabia quem era Alonso e a maioria nem sabia que existia um esporte chamado de Fórmula 1. Eu acho que Alonso não ganhou porque eles torciam e sim, eles torceram porque ele começou a ganhar. O mesmo povo que na época não torceu por Pedro de la Rosa, nem por Luis Perez Sala, nem por Emilio de Villota. O fato de Alonso e a Raquelita não darem nunca entrevista também ajuda para que alguma imprensa atire contra eles. Eu acho que ele está certo é sua vida e ninguém tem que falar como ele deve. Não quero nem pensar o que falariam se ele fala aquilo que falou o Nelsão quando fizeram a mesma pergunta para ele “a quem dedico o título? A mim mesmo pô, fui eu que ganhei vou dedicar a quem?”. Muito bacana esta resposta.

12. E como vocês veem os atuais pilotos brasileiros da categoria: Felipe Massa, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet?
O Felipe se vê como um piloto que evoluiu muito, mas que só ta aí na frente porque vai de Ferrari, o veem muito longe dos grandes campeões brasileiros; o Rubens a imagem dele é a mesma que aí no Brasil, de eterno segundão, e já o Nelsinho, ninguém acredita que ele vai fazer muita coisa na Fórmula 1.

Lu, Tati, Ludy e Vick

13. Como você conheceu o Octeto Racing Team?
Eu gosto de entrar em sites do Brasil tentando aprender português e ver o ponto de vista da Fórmula 1 de um país com muita tradição na categoria, aí um dia olhando o Voando Baixo, dei sorte e vi um nome que me chamou a atenção. Cliquei e descobri vocês. Que bom que eu fiz isso.

14. Somos quatro personalidades diferentes aqui no Octeto. Juntas, personalizamos o blog. Como você, leitor, enxerga cada uma das “diretoras de equipe” mais loucas do mundo do automobilismo?
Sinceramente não dá muito para saber o que tem cada uma de diferente da outra, mas dá muito bem para saber o que vocês têm em comum e acabou juntando vocês no blog: Paixão pelos seus pilotos, inteligência, bom senso de humor, língua afiada, veneno em doses certas, são muito divertidas, são muito ocupadas. Eu simplesmente adoro.

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua forma de ver a F-1?
Bom, como eu já falei aqui alguma vez, vocês colocam Sal e Pimenta na Fórmula 1. E tem uma coisa que é muito importante também, todo o pessoal que visita seu blog é muito legal, mesmo tendo diferentes gostos e pontos de vista sempre tem muito respeito, sem brigas idiotas, isso também é uma coisa muito diferente da maioria dos blogs.

Bom gente, é isto. Espero que tenham gostado de mais uma entrevista do Octeto.

Javi, querido, muito obrigada pela sua participação, por ser um leitor tão bacana e por estar sempre conosco.

Até semana que vem galerinha!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Biba disse…
Simplesmente amei a entrevista!!!
Fiquei emocionada ao ler q vc escolheu Senna como um dos melhoes pilotos e ao ver q vc ficou curioso ao ouvir seu pai falar o nome Fittipaldi. É algo mto bom.
Parabéns pela entrevista!!!!
Fábio Mota disse…
Muito legal Javi!!!!
Legal ver as opiniões de alguém de um país diferente do nosso.

PS:Pra não perder a piada, Javi como é o sabor da medalha de 3º lugar da Copa das Confederações???? hehehhee

Abraços!!!!!
Anônimo disse…
Javi!!!!!!!
Muito bom!!!!!!!
Adorei a história do Fittipaldi!!!!
hahahaahaha
Javi arrasa nos bate papos, pelo menos nos que eu participei... rsrsrsrs

Beijo!
Mais uma ótima entrevista!

Vick
Bia disse…
menino que elegância é essa? adoreiiii a entrevista, muito divertida!!! e a Vick tem razão, vc arrasa nos bate papos, sempre uma figuraça! bjs
Carina disse…
Amei a entrevista, muito divertida. Parabéns.
Manu disse…
Excelente entrevista. Muito legal mesmo!
Parabéns Javi e meninas pela entrevista!^^

=*
Anelise disse…
Javi!!!!!!!!
Fantástica a tua entrevista,adorei!!
Como as meninas disseram,sempre muito divertido e simpático nos bate papos.

Parabéns!!!!!!
Unknown disse…
Oooba Fabio o sabor de essa medalha e muito ruim sabia? Bem que eu queria um Brasil vs Espanha mas nao preocupe nao a copa do mundo ta bem perto rsrsrs voce quer perder alguma coisa? entao e so apostar rsrsrs.
Bia com tanta gente bonita e chique neste blog eu nao podia sair de qualquer jeito nao..ia ficar em vergonnha ahi resolvi sair bonitinho(feio bem arrumado) rsrs
Vick,Biba,Anelise,Manu,Carina muito obrigado oe lo carinho,eu tb adoro os bate papos com voces sempre e bom conversar com pessoas como tudos voces,do bem.
Ludyyyyy os parebemns sao para voces por traduzir este meu portunhol se nao fosse assim eu ia ficar ate com vergonha de olhar na entrevista rsrsrs beijosssss
Javiiiiiiiiiiiiiii!!!!
Nem preciso dizer que amei a entrevista, né???
Obrigada por fazer parte do Octeto e tb dos nossos bate papos!!!!!!!!
Olha que estou te devendo um post!!! ahahahaha
Perdão!!! heheh

Bjinhossss para vc querido!!!!

Bjinhos, Tati
Leticia AA disse…
Javi,parabéns pela entrevista!!!!!!!!!!ADOREI!!!!

SENSACIONAL!!!!Essa é uma das melhores iniciativas do Octeto!!
Unknown disse…
Obrigado Le pe lo carinho e Tati obrigado a voces pe lo Blog,e por estas iniciativas que nos fazem sentir que somos uma parte de ele..Mas esse post que ta me devendo
eu nao esquezo nao ..
Carol AA disse…
Javi!!!

Arrasou com esse terno, hein?

Adorei sua entrevista. Você é muito divertido. Agora eu entendi porque você fala tanto em Alonso e Ferrari. É um amor ao quadrado (rs)!

Quando eu for na Espanha eu vou em La Coruña tomar um cafezinho no seu bar. A gente pode convidar o Alonso para o bate-papo!

1 beijo,

Carol
Unknown disse…
Obrigado Carol..pode vir sim quando quiser o cafe vai por minha conta e si o Alonso nao vem vamos buscar ele..Asturias fica aqui pertinho..Abs
Peraí...caravana para as Astúrias...estou mais do que dentro!!! hehehehe...

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!