Velocidade e Batom "Pilotos de rally, uma tradição finlandesa"

Pilotos de rally, uma tradição finlandesa

Eu já havia prometido faz tempo um texto aqui na coluna Velocidade e Batom sobre pilotos de rally finlandeses. Vou falar de um em especial: Tommi Mäkinen.

E por que ele? Simples, Tommi é o chefe da equipe pela qual o Iceman disputou seus três rallies até hoje, a Tommi Mäkinen Racing. Então vamos à biografia do tetracampeão.

Tommi - o tetracampeão do WRC

Tommi Antero Mäkinen nasceu na cidade de Puuppola, Finlândia em 26 de Junho de 1964 e atualmente é tem sua própria equipe de rally em parceria com a Subaru. Mäkinen é um dos mais prestigiados pilotos de rali de todos os tempos, com 4 títulos mundiais de rally conquistados.

Mäkinen venceu o Campeonato Mundial de Rali (WRC) por quatro vezes consecutivas em 1996, 1997, 1998 e 1999, e em todas as ocasiões conduzindo um Ralliart Mitsubishi Lancer Evolution. Venceu também em 2000 a Corrida dos Campeões. Dos navegadores de Tommi destacam-se os compatriotas Seppo Harjanne e Risto Mannisenmäki, o último se aposentou com Mäkinen.

A primeira vitória de Mäkinen foi em 1994, no Rali dos 1000 Lagos (hoje Rally da Finlândia, uma vez que o país é conhecido por sua imensa diversidade de lagos), ao volante de um Ford Escort RS Cosworth. A Mitsubishi tinha oferecido um bom contrato a Mäkinen, com o novo Lancer Evolution para a época seguinte, no qual se tornaria numa relação duradoura. Com uma vitória no Rali Safari em 1996, provou o seu valor e no final da temporada na Austrália conseguiu o tão desejado título, distante do seu rival de sempre Colin McRae.

Tommi eno Rally da Irlanda (2003), com Kaj, seu navegador nas temporadas de 2002 e 2003 do WRC

Em 2000, não conseguiu revalidar o título obtido na temporada anterior. Nesse ano a Mitsubishi produziu a "Tommi Mäkinen edition", uma versão de estrada do Lancer Evolution VI. Este carro tinha uma dianteira diferente do Evo VI, e alguns modelos dispunham de uma pintura vermelha e branca, tornando um verdadeiro carro de Tommi. Manteve-se na Mitsubishi até ao final da temporada de 2001, tendo quase posto fim à carreira do seu co-piloto Mannisenmäki, quando no Rali da Córsega bateram violentamente, e o seu navegador acabou por fracturar a coluna vertebral.

A mudança para a Subaru trouxe-lhe mais uma vitória, em 2002 em Monte Carlo (nesta época Kaj já era o navegador de Tommi) e após uma irregularidade com o carro do vencedor, o talentoso e emergente Sébastien Loeb, o finlandês ultrapassou o francês. Esta foi a última vitória de Tommi no WCR. Ele retirou-se dos ralis no final de 2003, com um 3º lugar no Rali da Grã-Bretanha.

Bom galerinha, é isto. Queria que vocês soubessem um pouquinho mais sobre quem é este cara que recebeu Kimi de maneira tão legal no mundo do rally. Aliás, não só ele como Kaj Lindström. Fico feliz e tranquila em saber que o Iceman está rodeado de pessoas competentes e legais.

Kimi e Kaj pela Tommi Mäkinen Racing em fevereiro de 2009

Só para concluir, se quiserem saber mais sobre pilotos finlandeses, indico lerem sobre dois pilotos que atualmente são muito conhecidos: Marcus Grönholm, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, os dois últimos disputam o Mundial de Rally. Mais sobre pilotos finlandeses de rally é só clicar neste link.

Fonte para pesquisa: Wikipedia

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Marcos Antonio disse…
Vatanen, Janhukken, Tovoinen, a Finlândia sempre formou excelentes pilotos d erallys que maracram época, Makkinen tá nesse grupo tb. Latvala tem potencial mas ele disputa com um monstro chamado Loeb.
O kimi tá muito bem acessorado então!
A homenagem pro kimi já está no blog!
(por favor não me xingue!rsrsrsrs)
bjs
Já li sua homenagem tá!? Só te perdoo porque vc é flamenguista gente boa!!! hehehehehe...

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!