Octeto Entrevista: Nelson Souza

Olá gente? Trago hoje para vocês mais um entrevistado. Trata-se de nosso leitor Nelson, sempre muito simpático e prestativo.


Nosso papo foi muito bacana e tenho certeza de que vocês vão adorar!!!

Apresentando...Nelson

1. Primeiro vamos falar um pouco sobre você. Quantos anos você tem, de onde é, o que faz da vida atualmente?
Bom, eu tenho 21 anos, nasci e cresci aqui em São Paulo, e não me imagino vivendo em outro lugar. Sou um teimoso que pensa demais sobre muitas coisas e, cada vez mais, acho estranhos alguns costumes da civilização, também creio que tenho uma determinação muito grande para atingir os meus objetivos.
Atualmente, faço faculdade de tecnologia em automação industrial (além de ouvir músicas, ler mangás, torcer pelo Palestra, gostar de cinema e outras coisas mais...), profissionalmente, até pouco tempo trabalhava na área da qualidade de uma fábrica de sensores, eu acabei me demitindo, mas quero voltar a trabalhar logo, então, se alguém tiver uma vaga disponível, me contate, hehehe...


Kimi, o piloto que tem a torcida de Nelson

2. Qual o seu piloto e/ou equipe favoritos e por quê?
O piloto é o Kimi Raikkonen, porque ele é espontâneo, sincero e não dá importância para o que as pessoas pensam sobre ele, eu me identifico com a personalidade dele, então acabei nutrindo uma torcida pelo Iceman, não tenho muita predileção por equipes, só nutro uma antipatia pela Honda (morreu!), por causa do que eles fizeram com a Aguri e pela McLaren, pelo histórico recente dela.

3. Quando e como começou a se interessar por F-1?
Quando? Minha memória é volátil... Foi lá pelo final da década passada, na época em que o Mika Hakkinen conquistou seu bicampeonato, acho lindo aquele layout prateado da McLaren, pena que ele foi estragado quando eles começaram a cromar o carro.
Como? Eu assistia às provas meio sem me importar com o que estava acontecendo, só porque o meu pai assistia e ele controlava o controle remoto e não tinha nada mais interessante para fazer, depois meu interesse foi crescendo e hoje eu não vivo sem F1, não tem um fato isolado que me atraiu à categoria de uma hora para outra, eu achei legal e passei a acompanhar mais de perto.

4. O que está achando da nova temporada?
Está bem legal, é sempre legal ver caras novas no alto do pódio, ainda mais com o perrengue que a Brawn passou para poder ir para a temporada, e eu gostei muito do visual dos carros (tirando o daquele paralelepípedo que chamam de R29) e da volta dos slicks. Acho também que a FIA está dando um show de desorganização, até o “contra com a rua de baixo” quando eu era criança era mais organizado, desde a demora para banir ou legalizar os difusores até esse horário esdrúxulo para a corrida da Malásia, passando pela proposta a uma ou duas semanas do início do mundial de troca do sistema de pontos, aquela palhaçada na Austrália, etc.

5. Qual época da categoria você gostaria de ter vivenciado, mas não teve a oportunidade?
Eu não sei, talvez os anos 70, porque eu piro lendo as histórias dessa época.

O melhor brasileiro - Piquet

6. Qual foi o maior piloto brasileiro de F-1 na sua opinião?
Nelson Piquet, eu sei que vou levar pedrada, eu me identifico muito com o estilo dele, a sinceridade que ele sempre teve, a história de vida dele, a forma como ele ganhou seus três títulos, é algo impressionante, são poucos os caras que poderiam fazer algo parecido.


O maior do automobilismo

7. E o maior da história do automobilismo?
Michael Schumacher, não tem como negar a ultra-eficiência dele e daquele staff dos sonhos que conquistou aqueles sete títulos, fora que ele era um piloto espetacular, até hoje eu me lembro da última corrida dele, não tinha mais nada a provar para ninguém e estava fora da disputa pelo título depois que caiu lá para o fundo quando tocou o Fisichella e fez uma corrida espetacular, como se fosse um novato ameaçado querendo renovar para o próximo ano. Apesar do lado Dick Vigarista que ele tinha, eu o acho o maior da história, favor não confundir com admiração.

8. O que a F-1 tem que as outras categorias do automobilismo não têm?
Ela é a F1, só isso, é o topo em todos os sentidos, até nos negativos, é onde todos os pilotos querem estar, atrai a atenção de todo mundo, por exemplo, é a única categoria que tem transmissão de corridas pelo rádio.


Automobilismo americano

9. Você acompanha outros esportes a motor?
Sim, eu acompanho a IndyCar, eu acho as corridas em ovais e circuitos de rua muito legais e o pensamento de automobilismo do americano é muito interessante, eu gosto de ver as coisas acontecendo com um padrão diferente da F1, além disso, as coisas são mais iguais do que na F1, o piloto acaba tendo uma influência maior, são provas muito legais de se assistir, por mais que aquele carro da Dallara seja horrível esteticamente, bem que eles poderiam ressuscitar o Panoz que foi usado nos últimos anos da ChampCar...

10. Qual é a essência da F-1 para você?
A personalização que cada carro possui, de cada equipe realmente projetar seu bólido, eu ficaria em choque se, por exemplo, fosse adotado um chassi padrão (se o Mosley ficar muito tempo por lá, sei não...), essa parte do construtor é algo intrínseco à F1.

11. Qual é o piloto da atualidade que você considera o melhor? E qual é a promessa?
Alonso, é um cara que não desiste nunca, foi sacaneado em 2006 (pela FIA) e 2007 (pela McLaren) e ainda conseguiu ser campeão com um carro notadamente inferior no final da temporada em 2006 e tem dado o sangue nesses anos com projetos ruins da Renault.
Vettel, ele é uma pessoa de personalidade, não tem aquelas respostas padrões de esportistas em geral (incluo aí jogadores de futebol, por exemplo), isso mostra que ele tem cabeça, além disso, é um baita piloto, vai longe, eu acho.


A magnífica Eau Rouge - Spa

12. Se você fosse um piloto de F-1, qual GP preferiria vencer: Mônaco ou Bélgica?
Spa sempre proporciona corridas legais de se assistir, tem um traçado incrível, então deve ser legal de correr também, Mônaco é uma chatice, então eu preferiria vencer uma prova numa pista onde eu gostasse de correr, a resposta é Spa.

A diretoria

13. Como você conheceu o Octeto Racing Team?
Num link do Blog F1 Grand Prix, do Gustavo Coelho, faz tempo já, tanto que eu nem lembro quando eu comecei a ler o Octeto (eu sou assim para qualquer coisa relativa a essas “primeiras datas”).

14. Somos quatro personalidades diferentes aqui no Octeto. Junto isto acaba personalizando o blog. Como você, leitor, enxerga cada uma das “diretoras de equipe” mais loucas do mundo do automobilismo?
Eu nunca parei para pensar em vocês pelas diferenças, vocês têm esse lado muito legal de torcer realmente pelos seus pilotos (eu, por exemplo, não tenho, nutro uma torcida pelo Kimi, mas não fico mal se a equipe resolve acabar com a corrida dele que nem hoje e nem fico extasiado se ele é campeão mundial, por isso não me qualifico como um “torcedor” do finlandês) e transformaram isso num blog excepcional e único, eu sempre as vi pelo que as une, apesar de vocês expressarem essa admiração pelos octetes de forma diferente e cada uma ter sua própria personalidade, eu nunca consegui (talvez porque eu nunca tenha tentado) enxergar vocês separadamente, fica difícil escrever qualquer coisa para responder a pergunta, então ela fica meio sem resposta.

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua forma de ver a F-1?
É estranho falar sobre isso, porque eu nunca pensei sobre a minha “forma” de ver a F1, a única coisa que eu sei é que vocês têm um blog indispensável, pois vocês dão destaque para algumas notícias que passam despercebidas em sites especializados, como a cobertura que a Ludy fez quando o Kimi participou dos ralis no começo do ano. Eu posso dizer que comecei a pensar nos pilotos mais como pessoas desde que comecei a ler o Octeto, formando uma “opinião” sobre cada um deles, o que influi na empatia que tenho (ou não) por eles, antes eu só enxergava o que ocorria dentro da pista... Além disso, vocês colocam opinião e muito bom humor nos seus comentários, não têm medo de falar o que tem de ser falado, é muito legal (e raro!) ver alguém falando com o coração num mundo tão esterilizado, em que as pessoas se importam demais com o que os outros vão achar das ações delas.

Bom pessoal, esta foi mais uma ótima entrevista para o nosso Octeto Entrevista. Espero que tenham curtido.

Nelson, valeu pela participação constante no blog, muito obrigada pelo carinho, pelas palavras e por sua audiência.

Até quarta que vem galerinha!!!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Silviane disse…
Muito legal a entrevista!!

Parabéns!!

Mais um torcedor de Kimi!!hehe

Bejuss
Tati - Octeto disse…
Esta é uma das melhores coisas do Octeto!! A cada entrevista eu amoooo mais!!! hauhauhauhua

Bjinhos para vc Nelson!!!

tati
Biba disse…
Adoro as entrevistas daqui!!!
Parabéns Nelson
Bjos!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!