BIOGRAFIA

Nico Rosberg


Nome: Nico Rosberg
Nascimento: 27/06/1985
Nacionalidade: Alemão/ Finlandês
Apelido: -
Hobby: Escalada, gamão, futebol, poker e mais recentemente o surf
Família: filho único de Keke e Sina Rosberg



História no Automobilismo:

Aos 11 anos Nico começou sua história no kart competindo e vencendo o Regional Côte d’Azur mini-kart Champion em 1996. Nos anos seguintes empenhou-se em uma bem sucedida sequencia de campeonatos de kart pelo mundo: 1997 French mini-kart Champion; 1998 North American ICA Junior Karting Champion; 1999 Runner-up, Italian ICA Junior Karting Championship 4th ICA Junior European Karting Championship; 2000 Runner up, Formula A European Karting Championship; 2001 Super A World Karting Championship.

Em 2002 chegou a hora de estrear nos monopostos. O início não poderia ter sido melhor, pois logo no ano de estreia venceu 9 provas e conquistou o campeonato de Formula BMW ADAC.

Os anos de 2003 e 2004 foram passados na F3 Euro-series onde, no primeiro ano conseguiu com a equipe Team Rosberg uma vitória e tornou-se a segundo melhor rookie do ano. Ainda em 2003 Nico tornou-se o mais jovem piloto a testar um F1 quando com 17 anos testou pela Williams no circuito de Jerez de La Frontera. No ano seguinte, 2004, venceu três vezes e terminou a temporada com a 4ª colocação no campeonato.

Em 2005 Nico entrou para a história ao tornar-se, pela equipe ART, o primeiro campeão da GP2. Também, neste ano assinou com a Williams como piloto de testes do time inglês.
O GP do Bahrain de 2006 marcou a estréia de Nico na Formula 1 como piloto oficial da equipe Williams e também a sua primeira volta mais rápida em um GP.

Entretanto, no decorrer da temporada a equipe não teve mais o desempenho de antes e Rosberg sofreu bastante no seu ano como novato. Marcou somente quatro pontos, envolveu-se em vários acidentes. Iniciou a temporada de 2007 em baixa, mas se recuperou ao mostrar que aprendera com os erros cometidos no ano de estréia e fechou 2007 como um dos principais destaques. Segundo Frank Williams, Rosberg tem a “maior curva de evolução” de todos os jovens pilotos da Fórmula 1.

A temporada de 2008 foi de altos e baixos. Começou de maneira promissora quando Nico conseguiu seu primeiro pódio na categoria chegando em terceiro no GP da Austrália, porém no decorrer do campeonato muitos problemas e erros fizeram com que provas como as de Mônaco, Canadá, França e Monza entrassem para a lista daquelas que não devem ser lembradas. Entretanto, a temporada de 2008 ainda ficaria marcada por mais um pódio, que aconteceu em Cingapura (primeira corrida noturna da categoria) quando a segunda colocação foi alcançada.

Nico teve uma temporada boa em 2009, quando marcpu pontos em quase todas as etapas e também, de forma consistentememte, classificou-se entre os dez primeiros durante maioria das tomadas de tempo.

Rosberg, abriu a sua ultima temporada na Williams com um sólido 6 º lugar em Melbourne. Entretanto, as três etapas seguintes foram dificeis. A partir da China começou sua reação com um 8º lugar. Nos Gps seguintes, um 6º e dois 5º lugares. Na Alemanha, em casa, teve uma de suas melhores corridas da carreira, quando superou os problemas de combustível a subiu de 15 º no grid para terminar em 4º, na frente do líder do campeonato, Jenson Button.
Na Hungria outro 4 º lugar no Grande Prêmio da Europa, um belo 5º lugar. Apesar de ter marcado um unico ponto no Grande Prêmio da Bélgica, o esforço de Rosberg para marcar pontos em todas as corridas na temporada européia terminou com uma falta de ritmo em Monza. Monza, que vem se tornando uma tradicional ruim corrida para Nico.

Em Cingapura, Nico teve sua melhor chance do ano.Classificou-se na 3ª posição do grid de largada e marcou a volta mais rápida do fim de semana no Q2 (1:46.197). Apesar de ultrapassar Sebastian Vettel por fora e estar no caminho para conquistar o 2 º lugar ou até mesmo, a primeira vitória, Rosberg desfez todo o seu trabalho quando, atravessou-se a linha branca na saída de seu primeiro pit stop. O erro resultou em um drive-through, que teve de ser pago no pior momento da corrida, quando o SC entrou na pista. Depois disso ficou impossível um bom resultado. Rosberg se desculpou com a equipe depois, chamando o seu erro "bobo"e "estúpido". No Japão, Nico conseguiu mais um 5 º lugar. Naquele GP ele fez a 11º volta na cliassificação, mas lagou do 7º lugar devido as penalizações que os pilotos a sua frente recebram.

No Brasil, Nico classificou-se em 7º, largou bem e tinha pela frente uma corrida promissora, até que um problema mecânico fez com que abandonasse a prova.

No final o alemão terminou o ano na 7ª colocação no Campeonato de Pilotos com 34,5 pontos e a Williams em 6º nos Construtores. Rosberg marcou todos os pontos para a equipe Williams na temporada de 2009.

Em 29 de outubro de 2009 a Mercedes (ex-Brawn GP) anunciou a contratação do piloto alemão para a temporada de 2010. Depois de quatro temporadas na Williams, Nico partia para uma equipe maior.

Durante quase dois meses o impasse sobre quem seria seu companheiro de equipe. Após muitos boatos e especulações a Mercedes anunciou no dia 24 de dezembro, Michael Schumacher.
A volta do multicampeão fez com que muitos dissessem que Nico tinha sua carreira estragada pela presença do alemão mais velho. Muito se falou sobre isso. Ainda mais quando MS pediu para ter o numero ímpar no carro. Em teoria, quem carrega o numero menor (impar) é primeiro piloto da equipe.

Sem entrar em uma guerra de declarações pela mídia, Nico se manteve quieto sobre o assunto. Nos primeiros GPs ele superou o companheiro famoso.
Na fase inicial, na Ásia, foram dois pódios em quatro corridas, sempre se classificando a frente do companheiro. Na Europa, a equipe decide mudar o projeto do carro para tentar ajudar MS. Nico demora dois GPs para adaptar-se ao “novo” carro, ainda assim, mantém-se a frente do seu companheiro o tempo todo.

O ano se estende e Nico ainda marca mais um pódio na Inglaterra. Na maioria das vezes, entre os 10 primeiros colocados, Rosberg fecha o ano com mais que o dobro de pontos do seu companheiro famoso.
Completou 16 das 19 corridas e marcou pontos em 15 delas. No total, 142 pontos e a 7º colocação no mundial de pilotos.

Curiosidades:

* O pai de Nico, Keke Rosberg, é sueco naturalizado finlandês. Por sua vez, Nico nasceu em Wiesbaden, na Alemanha e cresceu em Mônaco onde mora desde a infância. No início da carreira, teve dúvidas sobre qual nacionalidade assumir. Começou correndo pela Finlândia, mas depois optou de vez pelo passaporte alemão.
* Nico é fluente em quatro línguas: alemão, inglês, italiano e francês. Além disso, ainda tem um conhecimento básico de finlandês e espanhol.
* Em 2005, Nico precisou escolher entre seguir a carreira de piloto ou fazer o curso de Aerodinâmica na Imperial College London. Optou por desistir da universidade e assinou com a equipe ART para correr na recém-criada GP2 e venceu o primeiro campeonato da história da GP2.



É um Octete porque tem personalidade forte. Suas entrevistas são extremamente polidas, mas mesmo assim não deixam de expressar suas opiniões. Também é determinado e organizado, pode-se notar bem isso quando se estuda sua carreira até aqui.

Site Oficial: http://www.nicorosberg.com/

- By Lu -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!