BIOGRAFIA

Fernando Alonso

Nome: Fernando Alonso Díaz
Nascimento: 29 de julho de 1981, Oviedo, Principado de Asturias
Nacionalidade: Espanhol
Apelido: Nano, Fer, Ferni
Hobby: Mágica, pôquer, futebol e ciclismo
Família: Os pais são José Luis Alonso e Ana Díaz, e a irmã Lorena. Em dezembro de 2011 Alonso anunciou o fim do seu casamento com Raquel Del Rosario (vocalista do grupo espanhol El Sueño Del Morfeo) após 6 anos de união e  5 anos de casamento. Atualmente namora Dasha Kapustina.

História no Automobilismo:

Tudo começou quando Fernando, aos três, recebeu de presente um kart construído pelo seu próprio pai, Jose Luis. Kart que antes fora rejeitado pela sua irmã Lorena. A partir deste primeiro contato iniciou-se a vitoriosa trajetória do bicampeão mundial de Fórmula 1.

Com apenas cinco anos, dois após seu primeiro contato com um Kart, Alonso estreou no mundo do automobilismo. Para conseguir uma licença de conduzir foi preciso a ajuda de um velho amigo da família Alonso, José Luis Echevarría (pessoa que sempre esteve ao lado de Fernando), já que ele tinha pouca idade.

Para satisfazer os pequenos pilotos como Alonso, foi criada (pelos pais das próprias crianças) uma categoria específica, denominada Karts de 50 c/c, que estava de acordo com as possibilidades financeiras e físicas dos pequeninos. Uma curiosidade desta época, é que todos os pilotos mirins sempre recebiam um troféu independente da colocação.

Em 1987, com 6 anos, Alonso conquistou sua primeira vitória oficial em Astúrias, iniciando oficialmente sua carreira categoria infantil de Kart. Em 1988 aos 7 anos disputou o Campeoanto Asturiano e foi campeão, ganhando as oito corridas que constavam do compeonato.

Não diferentemente, em 1989 foi campeão de kart das Asturias e Galícia. Entre as disputas de karts, Alonso continuou a seus estudos, uma exigência dos pais para que ele continuasse pilotando.

Mais uma vez José Luis Echevarría teve função importante na vida de Alonso: ele contatou Josep Marcó, pessoa que se tornaria além de patrocinador, uma família quando os pais do Fernando não conseguiam mais sustentar os custos vindos das competições.

Em 1991 houve mais um título: campeão das Asturias e do País Basco, assim como em 1993 e 1994 com o título de Campeão da Espanha. No ano seguinte disputou o Campeonato Mundial e terminou no terceiro lugar. Detalhe para o campeão daquele ano: Kimi Räikkönen.

Em 1996 foi Campeão da Espanha, conquistou o Troféu Festival de Itália, o Grande Prêmio de Marlboro e o Campeonato Mundial de Júniores, e nos anos seguintes foi campeão da Espanha, Itália e da Europa na Categoria Internacional A.

Iniciando o seu caminho para a F1, em 1999, Fernando teve seu primeiro contato com os monopostos. Ele estreou e conquistou na Fórmula Nissan, conhecida também como Open Movistar. Neste época, o ex-piloto espanhol de Fórmula 1 Adrián Campos tornou-se seu Manager. Depois da experiência na Fórmula Nissan, seguiu para a Fórmula 3000, disputando este campeonato pela equipe Astromega.

Mas foi também em 1999, que Alonso pilotou pela primeira vez um F1. A data era 19 de dezembro em Jerez com uma Minardi, equipe com a qual estrearia na categoria máxima do automobilismo.

2001 chegou e trouxe a Fernando a oportunidade de participar da Fórmula 1. A primeira corrida foi em Melbourne, com a Minardi de Paul Stodart e Tarso Marques como companheiro de equipe. Nesta época a carreira do espanhol já era gerenciada por Flavio Briatore, que estava cedendo o “passe” de Fernando para a equipe de Stodart. Ele terminou o campeonato de pilotos na 23ª colocação.

Em 2002 foi piloto de testes da Renault e somente em 2003 tornou-se piloto oficial da equipe francesa, ano em que conquistou sua primeira pole-position, pódio (GP da Malásia) e vitória (GP da Hungria). Até 2008 no GP de Monza, quando foi superado por Sebastián Vettel, Alonso era o piloto mais jovem a conquistar a pole e vencer uma corrida.

Em 2004 ele não teve vitórias, mas terminou o campeonato em 4º lugar, duas posições acima do ano anterior. Talvez já fosse um aviso de que em 2005 ele roubaria a cena.

Sem dúvidas, 2005 foi um ano marcante na F1, não somente pelo fim do reinado de Michael Schumacher mas também pela consagração e reafirmação do talento do espanhol.

Com uma campanha impecável, de 7 vitórias, 15 pódios de 19 disputados, pouquíssmos erros e muita maturidade, Fernando Alonso no GP do Brasil tornou-se o Campeão mundial de F1 mais jovem da história, superando o nosso bicampeão, Emerson Fittipaldi. Este recorde que durou até 2008.

Antes mesmo do fim do de 2005, uma notícia surpreendente atingiu a F1: Alonso em 2007 guiaria pela equipe de Ron Dennis, a McLaren.

2006 começou e fato de ir embora ao final da temporada não afetou em nada o desempenho do piloto, que novamnete no Brasil, conquistou seu bicampeonato após uma disputa acirrada com Michael Schumacher, que tentava o oitavo título como forma de despedida da categoria.

Já em 2007, como piloto da McLaren, o bicampeão não teve muito sorte. Enfrentou muitos problemas com o poderoso chefão, Ron Dennis, e viu seu sonho de criança (ser tricampeão na equipe de seu ídolo Ayrton Senna) virar um pesadelo.

Após de um ano de sofrimento em uma equipe a qual não se adaptou, Fernando resolveu sair da McLaren no final da temporada 2007. O destino dele em 2008 foi o mais lógico: a equipe Renault.
O início do campeonato de 2008 foi muito complicado, sem pódios, vitórias ou perspectiva de lutar pelo título. Mas passada metade da temporada, ele não só conquistou duas vitórias (GP de Cingapura e GP do Japão) e um pódio (GP do Brasil) como também teve seu talento reconhecido e foi considerado como o melhor piloto do grid por muitos.

Em 2009 Fernando, ainda com a Renault, esperava lutar pelo tricampeonato mundial de Formula 1, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. A temporada 2009 ficou longe do esperado e Alonso conquistou apenas uma pole-position no conturbado GP da Hungria e um pódio no GP de Cingapura. A colocação final no campeonato de pilotos foi 9º lugar, a pior do espanhol desde 2001, quando estreava na categoria pela equipe Minardi.

Mas foi ainda em 2009, na época do GP de Japão (30 de setembro) que finalmente os rumores de sua ida para a equipe de Maranello se confirmaram. Após anos de boatos, veio a confirmação final: a partir de 2010 Alonso seria piloto de Ferrari. O contrato tem duração de 3 anos, começando a vigorar em 01 de janeiro de 2010.

Em 2010 a tão sonhada chance de voltar a disputar um título mundial tornou-se possível. Em seu primeiro ano na Scuderia, Alonso conseguiu corresponder as expectativas e chegou a última etapa da temporada com possibilidades de ser Tricampeão de F1, mesmo após alguns erros e deslizes durante o campeonato. Apesar do vice-campeonato Fernando Alonso só tem boas lembranças de 2010: a vitória no Bahrein, a primeira com o novo time; a vitória em Monza, casa da Ferrari e o Grand Slam em Cingapura, algo que poucos pilotos conquistaram até hoje.

Pela campanha de 2010 a expectativa sobre a temporada 2011 era grande, mas infelizmente a Ferrari não correspondeu. O F150thItalia deixou a desejar e não permitiu que Alonso disputasse o título. Apesar disso, o espanhol venceu em Silverstone em um fim de semana especial, pois na mesma data comemorava 60 anos da 1a. vitória da Scuderia na F1. Com 10 pódios, incluindo uma vitória, Alonso terminou em 4o. lugar na temporada 2011.

A grande novidade de 2012 foi que o asturiano criou uma conta no twitter e no Facebook: @alo_oficial  -  Facebook Oficial. Nas pistas, conquistou o vice-campeonato após atuar de forma ainda mais brilhante do que o se costume. Um ano perfeito, como diz o próprio.

Em 2013, Alonso segue sua luta em busca do TRIcampeonato de F1 a bordo do F138, novo bólido da equipe Ferrari.

Curiosidades:


* É um apaixonado por ciclismo. Sempre disse que se não fosse piloto, seria ciclista. No início da temporada 2009 em Portimão (Portugal), Fernando participou juntamente com a equipe de Carlos Sastre, último vencedor do Tour de France, de um treinamento ciclístico que durou cerca de 3 horas e 110 km.
* Fernando conheceu sua ex-esposa, Raquel, no programa de rádio espanhol “El Larguero” em novembro de 2005, logo após conquistar seu primeiro título mundial.
* É fanático por futebol e torcedor declarado do Real Madrid.
* Fernando confessou certa vez que não gosta de comida japonesa, e que nunca comeria Sushi. Além disso, contou que em casa quem comanda a cozinha é ele.
* Alonso chegou a receber uma pequena multa por dirigir com velocidade abaixo do permitido.
* Ele faz parte do grupo de pilotos fanáticos por poker, juntamente com Kubica, Nico e Barrichello.

É um Octete porque … Antes de mais nada, tem muito talento! Assim como todos os seus “companheiros de equipe”. Mas acima de tudo porque tem uma personalidade forte e marcante, tem a sinceridade como uma das suas maiores qualidades, sempre expondo suas opiniões sempre medo de ser feliz! É partidário do Rei do Octeto, Jacques Villeneuve. E porque conquistou um país inteiro através do seu talento e carisma, dentro e fora das pistas.

Site Oficial: www.fernandoalonso.com


- By Tati -

Comentários

Anônimo disse…
muito bom!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!